Gil completa 70 anos e terá show exibido no YouTube

Dia 26 de junho de 2012. Há exatos 70 anos, nascia em Salvador, no bairro do Tororó, Gilberto Passos Gil Moreira, primeiro filho do médico José Gil Moreira e da professora primária Claudina Passos Gil Moreira. De 1942 para cá, o soteropolitano cresceu, ganhou o mundo, e virou um dos artistas mais conhecidos e inventivos da história da Música Popular Brasileira.

gilberto gil

Lançou 57 álbums, ganhou oito Grammys, o prêmio mais importante da música no mundo, foi um dos responsáveis pela criação do tropicalismo e ainda ocupou a cadeira de ministro da Cultura durante o Governo Lula, entre 2003 e 2008.

Leia também:
Olívia Santana: Gilberto Gil, 70 degraus percorridos na escada da vida


Para marcar o aniversário do baiano, o YouTube vai exibir às 19h desta terça-feira (26), gratuitamente, uma hora do show Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo, gravado recentemente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A mostra será uma première do DVD de mesmo nome gravado sob direção do cineasta Andrucha Waddington.

Durante o show, Gil, que toca violão, foi acompanhado no palco por seu filho Bem Gil nas guitarras, pelo violoncelista Jacques Morelenbaum, por Nicolas Kassik no violino, Gustavo di Dalva na percussão e uma orquestra sinfônica completa. O espetáculo estreiou na capital baiana no dia 18 maio deste ano.

No canal dedicado exclusivamente ao artista no YouTube, na seção "Vídeos", há depoimentos de artistas sobre o aniversariante do dia e registros de entrevistas e apresentações do próprio Gil, durante toda a sua carreira, que já dura 50 anos. O primeiro disco, "Salvador, 1962-1963", foi lançado em 1963. Já o mais recente, "Fé na festa ao vivo", uma ode ao baião e ao forró, é de 2010.

O acervo do artista completamente digitalizado e está disponível nos sites oficiais do Instituto Antônio Carlos Jobim e no do próprio cantor. Há, além das músicas, correspondências, partituras, textos manuscritos e até recortes de jornais, desde os anos 1960.

Ainda em clima de comemoração, Gil vai levar, em julho, o "Concerto de Cordas" para a Europa. No dia 1º de julho, em Londres, na Inglaterra, ele participa do Back2Black Festival. Na mesma cidade, dia 4, ele se apresenta com a Orquestra Sinfônica de Londres, no centro de artes Barbican. No dia seguinte, Gil leva o show a Bruxelas, na Bélgica, ao Palais des Beaux Arts. Entre os dias 10 e 29, o baiano vai passar pela Suíça, França, Alemanhã, Espanha e Itália. A programação completa está no site oficial do cantor.

Fonte: NE10