Judeus começam a evacuar casas do lado palestino

Um grupo de colonos do enclave de Ulpana, cujas casas foram levantadas há anos em uma área palestina privada próxima a Ramala, começou nesta terça-feira a evacuar as casas de forma voluntária em cumprimento a um acordo com o governo de Benjamin Netanyahu.

A retirada afeta 33 famílias, das quais nesta manhã 16 começaram a transferir seus móveis e utensílios a uma zona militar na qual o Ministério da Defesa disponibilizou casas pré-fabricadas, informa a edição eletrônica do diário Yedioth Ahronoth.

Antes de começar a mudança, que irá durar entre um e dois dias, os colonos, vestidos com camisetas pretas em sinal de luto, fizeram uma oração diante das casas, no que foram acompanhados por moradores do vizinho assentamento Bet El.

O rabino da colônia, Zalman Melamed, assegurou que no futuro "voltaremos a estas casas e construiremos em toda a terra de Israel", que inclui a zona ocupada da Cisjordânia.

A desocupação dos cinco edifícios construídos na parcela palestina acontece após anos de litigo judicial entre o governo e a Suprema Corte, que no mês passado ordenou, pela segunda vez, que a zona fosse abandonada.

Netanyahu anunciou pouco depois que cumpriria a ordem judicial, mas, para tentar acalmar os colonos e a extrema-direita dentro de seu governo, aprovou a construção de centenas de casas em outras colônias em território palestino. A ocupação do território palestino por Israel, condenada pela comunidade internacional, é um dos entraves às negociações entre os dois países.

Com Efe