Renildo recebe prêmio do Programa Prefeito Amigo da Criança

Olinda tem mais um motivo para comemorar os resultados do seu empenho na implantação de políticas públicas para as crianças e adolescentes do município. O reconhecimento do trabalho desenvolvido vem através de uma premiação da Fundação Abrinq – Save the Children ao prefeito Renildo Calheiros, que será entregue nesta quarta-feira (27), no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Esta já é a 4ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança, que tem como principal objetivo homenagear os gestores que realizaram ações exitosas em suas cidades. Olinda foi reconhecida como um dos 182 municípios que melhoraram a vida de crianças e adolescentes, durante os anos de 2009 e 2012.

Além da solenidade em Brasília, o prêmio será comemorado em Olinda nesta quinta-feira (28), na sede da prefeitura, a partir das 15h, com apresentação musical das crianças do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO).

As diversas ações no campo da educação, saúde, proteção social e orçamento, desenvolvidas durante a gestão, foram cuidadosamente acompanhadas pelo programa. O resultado disso foi a construção de valores sociais positivos mediante a priorização de políticas públicas para a infância e a adolescência, bem como a mobilização da sociedade para a garantia da aplicação dos seus direitos.

Entre as ações que obtiveram sucesso, podemos destacar os Programas de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Liberdade Assistida, da Secretaria de Desenvolvimento Social; o Saúde na Escola, fruto da parceria entre as secretarias de Educação e Saúde; a construção de quadras poliesportivas, da Secretaria de Esportes; e a criação do Coral Encanto de Olinda, que agrega cerca de 160 crianças participantes de outros programas sociais.

As metas traçadas pelo município para mensurar o avanço dessas políticas foram monitorados através de uma ferramenta eletrônica denominada Mapa PPAC. O programa vistoriou a articulação das secretarias no desenvolvimento de ações integradas, através de eixos norteadores divididos da seguinte maneira: Promovendo vidas saudáveis, Acesso à educação de qualidade, Proteção contra maus-tratos e violência, e Orçamento.

Abrinq – Save the Children

A Fundação Abrinq, instituição sem fins lucrativos, foi criada em 1990 – ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente – com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência. Seu trabalho é pautado pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).

Fonte: Prefeitura de Olinda