Diadema realiza Convenção e formaliza apoio majoritário ao PT

Nesta semana, o PCdoB de Diadema vai homologar sua chapa que pode ter de 30 a 35 candidatos a vereador e vereadora e fechar a coligação proporcional que deve ser com o PRTB.

Convenção Diadema 2012 - João Batista Jr
O último domingo foi um dia que a militância do PCdoB de Diadema não esquecerá tão cedo. O partido realizou uma expressiva Convenção, na Câmara Municipal de Diadema, com cerca de 500 pessoas entre militantes, simpatizantes,dirigentes e lideranças de outros partidos como PT, PR, PPL e PDT, e de sindicatos.

De acordo com o presidente do partido na cidade, Laércio Soares, que também é presidente da Câmara de Diadema, o PCdoB local avançou muito na cidade e a convenção realizada no domingo mostrou a força que o partido terá na eleição de outubro. “Nosso primeiro objetivo, que era fazer uma grande convenção, já foi alcançado”, disse Laércio.

As metas do PCdoB local agora são manter a motivação do time de candidatos e após o dia 7 de outubro, data do pleito, contabilizar dois ou três vereadores comunistas na cidade. “Temos grande chances de fazer três vereadores com a coligação e vamos em busca desse objetivo”, disse. “Será difícil, mas vamos mostrar nossa força novamente”, completou o presidente do partido.

O PCdoB tem 90 anos de atividades políticas, mas em Diadema o partido ainda é jovem. Tanto que será a primeira vez que a legenda terá uma chapa completa numa eleição. Mas isso, não significou fraqueza, muito pelo contrário. Na eleição de 2008, por exemplo, o partido teve oito candidatos e elegeu um vereador.

Desta vez, serão pelo menos 30 comunistas pedindo voto ao partido e buscando uma cadeira na Câmara e mais 12 candidatos na coligação do PRTB.

Militância participativa

A Convenção do PCdoB realizada no último domingo foi grandiosa também pela presença marcante da militância. Mais de 500 pessoas foram à Câmara numa manhã de domingo e permaneceram lá até o começo da tarde com suas camisetas, bandeiras, bonés e muita animação.

O ponto alto da festa foi o anúncio dos nomes dos candidatos a vereador e vereadora do PCdoB de Diadema. “É a primeira vez que teremos uma chapa completa, mas isso nós vínhamos trabalhando ha muito tempo, então não é surpresa para nós”, explicou Laércio. “Pode ter sido para os outros partidos que não acompanham o nosso dia a dia e viram a força de nossa militância neste evento”, ressaltou.

Além da organização exemplar do evento, o que chamou a atenção também foi a participação dos jovens e das mulheres na convenção. Este ano, o partido terá ao menos nove candidatas na cidade. O partido foi um dos poucos que não teve dificuldade para montar a chapa feminina para o pleito de outubro.

Coligação – O presidente do partido em Diadema, Laércio Soares ressaltou a importância da coligação que o PCdoB fará com o PRTB na cidade. Segundo ele, sem a coligação, o partido poderia apresentar 32 candidatos e poderia fazer de um até três vereadores. Com a parceria, as possibilidades aumentam, ou seja, o partido pode conseguir um mínimo de duas até três cadeiras na Câmara. “Aumentamos o número de candidatos, mas o mais é que ganhamos em qualidade também. Os nomes que vamos apresentar ao diademense são dos mais diversos bairros e segmentos. Temos professores, artistas, sindicalistas, comerciantes, profissionais liberais etc”, finalizou.

De Diadema, Wilson de Sá