PCdoB de Itajaí indica Vice em coligação com PT

 Um marco na história do Partido Comunista do Brasil de Itajaí. Assim pode ser considerada a convenção municipal que o Partido realizou na noite de ontem, dia 27, lotando o plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí.

Por unanimidade o PCdoB indicou o nome de Sara Ternes para ser a vice-prefeita na chapa com o pré-candidato Níkolas Reis, do PT.
 
Ovacionada pela militância, Sara Ternes foi o destaque da noite, por ser o nome escolhido para voltar a representar o PCdoB nas eleições majoritárias, cargo que o Partido não disputava diretamente desde 1992. O seu nome foi indicação da direção municipal com o aval da direção estadual do PCdoB, representada na convenção pelo secretário de organização Divo Ghizoni.

Aos 34 anos, Sara já ocupou vários cargos no diretório de Itajaí, incluindo a presidência, além de fazer parte da atual direção estadual do PCdoB e vir de família histórica da esquerda itajaiense. Pós graduada em Administração Publica e Gerência de Cidades, também preside o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Em sua fala, enalteceu o apoio que tem recebido e do Partido e a importância de renovação no governo municipal.

“É uma honra poder representar o PCdoB em uma candidatura com esta, estou orgulhosa da unidade partidária que está demonstrada nesta noite. Itajaí precisa de renovação e esta é uma grande oportunidade, não só com uma chapa jovem, mas uma chapa com novas ideias”, destacou em seu discurso.

Convidado a se pronunciar pelo presidente municipal do PCdoB, Fabrício de Assis, o pré-candidato a prefeito do PT, Níkolas Reis, se disse lisonjeado com a indicação do PCdoB e ressaltou a parceria histórica que os dois partidos têm em nível nacional.

“É uma parceria importante que rende frutos positivos até hoje, tanto no Brasil quanto em Itajaí. O PCdoB é um dos únicos partidos em Itajaí que tem aquilo que vai ser muito importante nesta campanha, que é coragem. Com certeza temos um grande futuro pela frente juntos”, disse o pré-candidato do PT. O Partido dos Trabalhadores irá definir se homologa a chapa de Níkolas e Sara no próximo sábado, em sua convenção municipal, também na Câmara de Vereadores.
 

Além deste importante passo para o projeto que o Partido tem para o município, foram apresentados os seis candidatos a vereador da sigla para as eleições 2012, incluindo o atual representante do PCdoB na Câmara, Marcelo Werner, que estarão em coligação com o PT na proporcional.Marcelo Werner, primeiro vereador eleito da história do PCdoB em Itajaí, também discursou em nome da união de forças entre os partidos, lembrando a necessidade de uma mudança no governo da cidade. “Percebemos hoje uma ausência grande de políticas que atendam do Limoeiro a Praia Brava, é um governo cansado e sem projetos. O PCdoB elaborou seu plano de governo incluindo todas as áreas, porque Itajaí precisa voltar a crescer”, avaliou.

Lançamento da chapa de vereadores

Após a indicação para a chapa a majoritária, a palavra foi aberta a plateia, momento que militantes e simpatizantes destacaram a força que o Partido entra nas eleições 2012. Na sequência, foi a vez da sigla lançar os seus seis candidatos a vereador para as eleições deste ano. Bastante aplaudidos, os indicados entraram um a um no plenário e tiveram a oportunidade de falar ao público.

Além de Marcelo Werner, a chapa apresenta nomes novos para o cenário político local, mas que possuem trabalhos reconhecidos em suas funções junto a comunidade itajaiense.

São eles: Claudio João Cruz (cadeirante e líder comunitário), Nildo Candido Junior (professor de cursos profissionalizantes), Nilson José (radialista, presidente do Conseg da Fazenda e líder no setor da pesca), Luciene Souza (professora há 25 anos da rede municipal e esposa de Silvonei Batista, candidato a prefeito do PCdoB em 1992) e Solange Vivas (professora da rede estadual e dirigente do Sinte).