Inclusão Social chega à Estrutural

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e o Instituto Federal de Brasília de Educação (IFB) assinarão hoje, às 14h, no Centro Comunitário da Cidade Estrutural, acordo de parceria para a capacitação de bordadeiras, costureiras e artesãs da região para trabalhar com materiais provenientes do lixo.

O objetivo do projeto é auxiliar, por meio de uma consultoria de moda e estilo, a inclusão das artistas no mercado de trabalho e prepará-las para o concurso Fashion, que ocorrerá durante a Semana Lago Limpo, onde serão apresentados 14 modelos de roupas criadas com material reciclável.
Inicialmente, participarão do projeto 35 mulheres, de sete associações de costureiras e bordadeiras que todas as terças-feiras, até a data do desfile Fashion, receberão auxílio para a produção de roupas e acessórios feitos com material reciclável. O IFB – Taguatinga disponibilizará seu campus de moda com maquinários e pessoal para orientar e fornecer dicas de moda e combinação de cores para as artistas.
Segundo a coordenadora do projeto pela Adasa, a parceria abrirá espaço no mercado de trabalho para produção de artigos produzidos do lixo, propiciando geração de renda para as artistas que esperam uma oportunidade para apresentar suas criações. “Algumas associadas já tiveram sua arte exposta no exterior. Elas possuem capacidade técnica, só falta especialização. O desfile será apenas o reconhecimento de um bom trabalho desenvolvido há anos”, afirma.