Rodoanel será presente para aniversário de Teresina, diz Wilson
A expectativa do Governo do Estado é inaugurar a obra em agosto de 2013, quando Teresina completa 161 anos.
Publicado 04/07/2012 11:13 | Editado 04/03/2020 16:59
O Rodoanel terá com 28 quilômetros de pista dupla simples (com largura de 13,2 metros) e uma terceira faixa em curvas e rampas, além de dois viadutos e uma ponte sobre o rio Poti (com 250 metros de extensão, 13,2 metros de largura e quatro pistas).
O tipo de pavimentação utilizado no Rodoanel será CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), o mesmo aplicado em rodovias federais, que apresenta grande resistência e durabilidade. A obra reduzirá em 15 km a distância entre as saídas de Teresina para as regiões norte e sul do estado.
“Essa será uma das obras mais emblemáticas de Teresina. O trânsito da cidade não permite mais que se saia de casa e se chegue ao trabalho em 10, 15 minutos, como há alguns anos. Vamos retirar cinco mil veículos todos os dias de dentro da capital. São caminhões, carretas que passam por Teresina apenas por falta de uma via como essa”, afirmou o governador Wilson Martins durante a visita ao canteiro de obras, na comunidade Boquinha, zona rural Sudeste de Teresina.
Rodoanel criará novo polo de desenvolvimento
O governador também destacou a importância do Rodoanel para a criação de um novo polo de desenvolvimento na capital, uma vez que Teresina passará a oferecer uma melhor infraestrutura logística. “Com o Rodoanel, vamos possibilitar a criação de um novo pólo empresarial, comercial, de negócios em geral, fomentando o desenvolvimento dessa região e trazendo melhorias para toda a cidade”, disse Wilson Martins.
“Até o fim da obra, devem ser gerados 300 empregos diretos e cerca de 1.500 indiretos. Já temos aqui 154 piauienses trabalhando nessa obra. Um investimento como esse impulsiona a geração de emprego, renda, movimenta a economia”, complementa o governador.
A obra do Rodoanel de Teresina é realizada através Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans) e conta com recursos do Tesouro Estadual e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O consórcio responsável pela obra é o EMSA/Loctec.