Brasil terá exposição sobre a Copa do Mundo em 14 países até 2013

A Embratur deu início nesta quinta-feira (5) em Santiago, no Chile, ao Goal To Brasil, projeto de promoção do Brasil e das 12 cidades-sede por meio de ações e exposições pelo mundo. Ao todo, 14 países receberão o evento até junho de 2013. O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, participou da abertura, em Santiago.

No Chile, a programação marcou também as comemorações pelo cinquentenário da Copa do Mundo de 1962. Nesta primeira edição, Brasília foi o tema central. Turistas, autoridades e convidados que passaram pelo W Hotel puderam conhecer um pouco mais da capital do Brasil por meio de atrações locais.

Marcaram presença na programação a chef de cozinha Alice Mesquita, que apresentou um cardápio típico da Região Centro-Oeste, e o grupo "Choro Livre", do Clube do Choro de Brasília, que fez uma apresentação.

Entre os objetivos do Goal To Brasil, segundo a Embratur, estão a ampliação do conhecimento técnico dos operadores e agentes de viagens sobre o Brasil e a apresentação à cadeia produtiva internacional da oferta turística brasileira em cada uma das 12 cidades-sede e seus entornos, fomentando a comercialização de pacotes turísticos antes, durante e após a Copa do Mundo de 2014.

Até o fim do ano, o país e mais cinco cidades-sede serão temas do Goal To Brasil, na Colômbia (Brasil) Argentina (Porto Alegre), Portugal (São Paulo), Canadá (Manaus), França (Salvador) e Itália (Natal).

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, destacou a importância do legado que a Copa do Mundo vai deixar para o Brasil em vários setores: "Essa é uma oportunidade única, diria histórica, para promoção e para alavancar o desenvolvimento do país".

Luis Fernandes destacou também o aniversário de 50 anos da Copa do Mundo do Chile de 1962. Para ele, os chilenos foram excelentes anfitriões. "O povo daqui apoiou muito o Brasil naquela Copa. Queremos que o Chile se classifique para retribuirmos em 2014 esse tratamento, simpatia e amizade", comentou.

Da redação de Brasília