CPMI da violência contra mulher realiza audiência pública em SSA

Na quinta e sexta-feira (12 e 13/7), a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga a violência contra a mulher chega a Salvador para a realização de uma audiência pública na Câmara de Vereadores e para averiguar as iniciativas do Governo do Estado e do Judiciário no cumprimento da Lei Maria da Penha. A comissão, presidida pela deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG), vai visitar ainda equipamentos de apoio às mulheres.

No dia 12, a partir das 14h30, a CPMI visita à Vara de Violência Contra a Mulher em Salvador. Por volta das 17h, acontece um encontro com representantes do movimento feminista e de mulheres, da Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência de Salvador e Região Metropolitana, e parlamentares estaduais e municipais.

Na ocasião, acontecerá ainda a apresentação e discussão do Dossiê da Violência contra as Mulheres na Bahia. O encontro será realizado no Ceafro da UFBA (Universidade Federal da Bahia), localizado no Largo Dois de Julho, Centro.

Durante a manhã do dia 13, a comissão encontra o governador Jaques Wagner, momento em que as parlamentares apresentarão e cobrarão qualificação das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher na Bahia. Em seguida, o grupo visita a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e a DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) em Brotas.

A Audiência Pública acontece às 14h, no auditório do Espaço de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, com a presença da comissão, integrantes dos movimentos das mulheres e parlamentares. Em paralelo a isso, acontecem oitivas sigilosas com mulheres vítimas de violência, em sala reservada, também no Espaço de Cultura. A senadora Lídice da Mata é a única parlamentar baiana que integra a CPMI como titular.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro