Bancada do PI se reúne hoje (10) com Ministro de Minas e Energia

A audiência será realizada nesta terça-feira na sede do Ministério de Minas e Energia, às 18h.

Osmar Júnior - Divulgação
O deputado federal Osmar Júnior já confirmou presença na reunião que a bancada piauiense no Congresso Nacional terá audiência, nesta terça-feira (10), com o Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão. Eles irão tratar do leilão dos lotes de gás natural no Piauí e os leilões das Hidrelétricas no Rio Parnaíba.

A audiência foi marcada pelo coordenador da bancada, Senador João Vicente Claudino (PTB-PI), que atendeu à solicitação dos parlamentares piauienses durante a última reunião realizada. Na ocasião, esteve presente a Diretora Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, no último dia 19 junho.

PIAUÍ

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) anunciou desde o ano passado a realização de mais uma rodada de licitação para exploração de blocos de petróleo e gás natural. O deputado federal Osmar Júnior disse que entre os 174 blocos exploratórios ( 87 em terra e 87 no mar), em áreas profundas fora da área do pré-sal, 20 estão localizados na bacia do rio Parnaíba. Desse total, 13 estão na região de Floriano, a 244 quilômetros de Teresina.

“A decisão é resultado de estudos realizados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) nos últimos quatro anos”, informou o deputado federal, Osmar Júnior (PC do B). Para ele, a exploração de gás natural em território piauiense atrairá divisas para o Estado, além de gerar emprego e renda. “Será um passo importante para enfrentamento das dificuldades do Piauí, já que nosso Estado receberá royalties por tudo que for explorado aqui”, destacou.

Um estudo preliminar feito pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), indica que há fortes indícios da presença de gás em grande quantidade no subsolo piauiense. “A decisão está embasada em estudos de cerca de quatro anos promovidos pela ANP e que comprovam a existência de gás natural, passível de exploração, no Estado do Piauí”, informou o parlamentar.

Na mesma roda também serão licitados blocos nos estados do Ceará, Espírito Santo, Amapá, Pará, Rio Grande do Norte, da Bahia e de Alagoas. O total da área a ser licitada é de 122,7 mil quilômetros quadrados.