Ouvidorias serão ampliadas e melhoradas

O Governo do Distrito Federal anunciou, já para este segundo semestre, a melhoria e a expansão do acesso dos cidadãos aos serviços da Ouvidoria Geral do DF (OGDF).

O governador Agnelo Queiroz vai sancionar a lei que normatiza o funcionamento das ouvidorias de cada órgão do GDF. Além disso, será implantado o TAG, um serviço online em que o cidadão poderá realizar suas reclamações, a exemplo do que já ocorre por meio da opção 1 da Central 156. O TAG poderá ser utilizado a partir de qualquer aparelho com acesso à internet, como telefones celulares, computadores ou tablets, sem a limitação do 156, que só pode ser usado a partir de telefones fixos.

Desenvolvido pelo Governo do Estado da Bahia, o programa cuja sigla é uma homenagem ao patrono da Academia Brasileira de Letras e ouvidor Tomás Antônio Gonzaga, não trará custo para o usuário, como explica a ouvidora-geral do Distrito Federal, Vera Lúcia Coelho.

"Este novo sistema será inteiramente gratuito tanto para o cidadão quanto para o governo, que não precisará manter um canal, como no caso do serviço 156", detalha Vera Lúcia Coelho. "O primeiro órgão a receber o projeto-piloto será a Secretaria de Saúde. A previsão é que comece a funcionar em meados de agosto. Posteriormente será estendido aos demais órgãos", destaca a ouvidora-geral.

Credibilidade do governo

O acesso aos serviços prestados pelas ouvidorias tem ampliado a credibilidade do GDF junto à população. A instalação de novos canais, como o TAG, é uma das prioridades da ouvidora-geral. "O cidadão está reconhecendo seus direitos. A abertura de canais mostra que o governo está disposto a ouvir o cidadão. Prova disso é o fato de ter criado mais de cem ouvidorias", afirma Vera Lúcia. Ela informa ainda que, por ora, o serviço do 156 continuará funcionando.

A outra novidade é que nos próximos dias o governador Agnelo Queiroz vai sancionar a lei que normatiza o funcionamento das ouvidorias do Distrito Federal. Ela vai ao encontro da Lei de Acesso à Informação, que prevê que os órgãos deem publicidade a dados da gestão pública, desde ganhos dos servidores a informações detalhadas sobre gastos do governo. O Distrito Federal será uma das primeiras unidades da Federação a aprovar uma lei como essa.

A Ouvidoria em números – A Ouvidoria Geral do Distrito Federal (OGDF) foi criada por decreto em 2002 e, desde então, tem se aperfeiçoado e se reestruturado para garantir ao cidadão acesso aos serviços públicos. Atualmente vinculada à Secretaria de Transparência e Controle, a OGDF registrou ao longo do primeiro quadrimestre deste ano 48.782 manifestações, sendo 23.089 de ouvidoria e 25.693 solicitações de serviço.

A Central 156 foi responsável pelo acolhimento de 77,73% das manifestações. As ouvidorias especializadas registraram 16,36% e a Ouvidoria geral 3,64% do total dessas manifestações. Os dados fazem parte do mais recente relatório do órgão, publicado em maio.

Dentre as 20.832 reclamações recebidas no 1º quadrimestre, estão questões relacionadas a transporte coletivo, saúde pública e servidor da saúde, totalizando 58% desses registros. Todas as solicitações têm prazo máximo de 15 dias para serem respondidas.