Nota: Professores da UFC e da Unilab ratificam movimento grevista

Em nota, os professores das Universidades Federais no Ceará (UFC e Unilab) ratificam a paralisação iniciada há quase um mês. No documento, a categoria reafirma a pauta de reivindicações e conclama o apoio da opinião pública. Leia a seguir a íntegra da nota:

Desde o dia 12 de junho, os professores da UFC e da Unilab estão em greve. A luta pela valorização do professor e por melhores condições de trabalho vem se intensificando a cada dia.

A grande razão da greve é o descumprimento por parte do governo dos compromissos firmados para apresentar a proposta de reestruturação da carreira docente.

Todos sabemos que para formar um professor universitário são necessários dez anos de estudos acadêmicos: quatro de graduação, dois de mestrado e quatro de doutorado. Após todo esse tempo de dedicação, recebemos um salário inferior ao de muitos profissionais recém-graduados.

Atualmente, o Brasil ocupa o 13ª lugar em produção científica no mundo. Cerca de 98% dessa produção resultam do trabalho dos professores das nossas universidades.

Na atual sociedade do conhecimento, não é possível progredir de forma sustentável e inclusiva sem educação de qualidade e sem o desenvolvimento da ciência e tecnologia, papel fundamental das nossas universidades públicas. Embora isso seja do conhecimento de todos, as tentativas de negociação com o governo não têm tido sucesso. Muitas reuniões foram canceladas, a última delas no dia 2 de julho, prazo estipulado pelo próprio governo para encerramento das negociações com os professores.

Apesar das dificuldades impostas pelo governo, conquistamos o apoio da opinião pública, dos estudantes e de muitos parlamentares, que vêm somando suas vozes às nossas e ampliando o coro daqueles que querem ver um Brasil educado, desenvolvido, socialmente justo e cada vez mais competitivo no plano científico e tecnológico. A luta continua!

Comando de Greve / Diretoria da ADUFC-Sindicato

Fonte: ADUFC-Sindicato