Audiência pública: Bancada federal discute greve dos professores

O debate foi uma iniciativa do deputado estadual Lula Morais (PCdoB).

Na tarde da última sexta-feira (06/07), o Sindicato dos Professores da Universidade Federal do Ceará (ADUFC) propôs à Assembleia Legislativa uma moção de apoio à greve dos professores federais. A intenção é que todos os 46 deputados estaduais assinem o documento, com o objetivo de pressionar o Governo Federal para a apresentação de uma proposta concreta para as reivindicações da categoria.

A moção foi lida durante audiência pública que discutiu as reivindicações dos professores, realizada no Complexo de Comissões Técnicas da AL. O debate, promovido pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Casa, foi uma iniciativa do deputado estadual Lula Morais (PCdoB).

Na ocasião, o parlamentar destacou o crescimento dos investimentos no ensino superior durante o Governo Lula, e ressaltou a importância da valorização do professor. “A reestruturação da carreira é uma bandeira justa, que permite que possamos alcançar os objetivos que são primordiais para o desenvolvimento da universidade e, consequentemente, o desenvolvimento do nosso País”, disse ele.

O deputado federal Artur Bruno (PT) se comprometeu a agendar uma reunião com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, com a participação de Marcelino Pequeno, presidente da ADUFC, marcada em princípio, para terça-feira, às 19h. Já na quarta-feira de manhã, durante a reunião da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, o parlamentar afirmou que vai organizar uma comissão de deputados, com o objetivo de dialogar com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a fim de dar celeridade às negociações do Governo Federal com os professores.

Marcelino Pequeno, por sua vez, salientou que a categoria tem motivos para estar em greve. “O elemento humano – os professores e os servidores – é importante. Não podemos esquecer as condições de trabalho e salariais dos que fazem a universidade. A nossa carreira está defasada”, considerou o presidente da ADUCF.

Por fim, Ciro Nogueira, representante do reitor da UFC, Jesualdo Farias, também destacou os avanços da universidade no Ceará, como a implantação de mais duas universidades federais no Estado – a do Cariri e a Unilab. No entanto, relatou que a vida dos professores “não está sendo fácil” em razão da desvalorização da categoria.

Também participaram da audiência pública os deputados estaduais Eliane Novais (PSB), Professor Teodoro (PSB) e Heitor Férrer (PDT), além do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) e do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa