Olgamir e governador visitam Unidade de Atendimento à Mulher

 A Unidade Móvel de Saúde da Mulher está em sua oitava cidade do Distrito Federal e completa mais de dez mil atendimentos.

Nesta terça-feira, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, visitou o caminhão que está instalado na QN 10, no Riacho Fundo II, desde segunda-feira 9, em frente ao Restaurante Comunitário.
A unidade permanecerá no local até 20 de julho, com funcionamento de 8h as 12h e de 13h as 17h. As senhas são distribuídas no início de cada turno. Por dia, são agendadas 40 mamografias, 50 ultrassonografias e 40 exames de Papanicolau.

"O balanço até agora é muito positivo. Em quatro meses de funcionamento, chegamos a 10 mil exames", reforçou o governador. "Tiramos essa quantidade de pessoas das filas dos hospitais e demos a elas a oportunidade de fazer o exame perto de suas casas, sem demora, com tranquilidade. É uma iniciativa de êxito total", concluiu.

Ampliar atendimento

Até a última cidade, Areal, a unidade tinha atendido 9.920 pacientes. Com os exames desta segunda-feira – 45 mamografias, 41 prevenções e 40 ecografias – o número passou de dez mil.

"O principal aspecto desta iniciativa é disponibilizar serviços de saúde para a população que tem mais dificuldade de acesso ao sistema público fixo", explicou o secretário de Saúde em exercício, que destacou que os dois tipos de câncer que mais matam as mulheres no Brasil são o de mama e o de colo de útero, que podem ser detectados nos exames realizados no caminhão. "Assim, melhoramos a qualidade de vida da população feminina", salientou.

A secretária da Mulher, Olgamir Amancia, analisou o caráter inclusivo da unidade. "Quando o governo cria um equipamento desses, está colocando um serviço essencial à disposição das mulheres, especialmente de camadas mais pobres. Muitas mulheres têm dificuldade de acesso às políticas públicas e ainda têm uma tripla jornada. As mulheres acabam deixando de cuidar de si para cuidar da família", explicou.

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher já esteve em sete localidades: condomínio Por do Sol, em Ceilândia; Núcleo Rural Taquara, em Planaltina; Cidade Estrutural; Itapoã; Nova Colina, em Sobradinho; São Sebastião e Areal.

Para fazer a ecografia, a paciente precisa apresentar pedido do médico do centro de saúde. Para a mamografia é preciso ter a carteirinha do SUS e para o exame preventivo, basta procurar o caminhão, com documento de identidade. As pacientes que apresentarem alterações nos exames terão acompanhamento no centro de saúde ou no hospital de referência.