Inácio e candidatos a vereador debatem eleições em Fortaleza

Os candidatos a vereador (a) do PCdoB que disputarão vaga para a Câmara Municipal de Fortaleza participaram, na noite da última quinta-feira (12), na sede do Comitê do Partido na Capital, de um debate sobre as eleições deste ano. Inácio Arruda e Chico Lopes, que disputarão a candidatura majoritária pelo Partido, trocaram ideias com os demais candidatos e se dispuseram a colaborar com as campanhas proporcionais.

Convidando os candidatos para participar das programações e fortalecer a campanha, Chico Lopes, candidato a Vice Prefeito, destacou a importância das eleições municipais. “Costumo dizer que a campanha para Vereador é, ao mesmo tempo, a mais difícil e a mais fácil. Estamos mais próximo do eleitor, mas também disputamos mais de perto o voto dele”.

 

Chico Lopes alertou os candidatos comunistas que este será um período de muito trabalho e discernimento. “Temos que saber lidar com as provocações que surgirão ao longo desta fase. A batalha não é fácil, mas a partir do momento em que estamos convictos de que somos candidatos, as dificuldades ficam mais fáceis de encarar”. O comunista destacou ainda que as candidaturas proporcionais irão ajudar na campanha de Inácio e Chico. “Assim como vocês têm o compromisso de acompanhar com garra a nossa candidatura, nós também nos colocamos à disposição para ajudar cada um de vocês”, ratificou.

“Caminhada conjunta”

Inácio Arruda saudou os comunistas e ressaltou a importância de apresentar as candidaturas do PCdoB à população. “Vocês serão os companheiros que vão caminhar conosco nesta longa jornada até a vitória. Faremos uma caminhada conjunta, conversando com o eleitor para que todos saibam que temos uma chapa de vereadores com lideranças destacadas de vários setores importantes da cidade. Do líder comunitário ao médico, do professor à auxiliar de enfermagem, passando por todas as áreas de relevância da sociedade”.

O candidato à Prefeitura de Fortaleza reforçou a experiência que o PCdoB acumulou ao longo dos anos em disputas de campanhas eleitorais. “É na disputa de eleição municipal que discutimos o nosso feijão com arroz, mas não devemos ficar restritos a isso. É nosso dever também aliar as reivindicações que parecem pequenas aos grandes anseios da comunidade”.

O papel do Vereador

Inácio citou a reurbanização dos rios Cocó e Maranguapinho como exemplo de conduta para os próximos vereadores de Fortaleza. “Este projeto é fruto de muita discussão nossa junto às comunidades e também na esfera municipal. Construímos o projeto, entregamos ao Governo do Estado, e hoje esta tornou-se uma das principais obras realizadas no Ceará. E isto é também trabalho de vereador, que não deve ficar restrito só ao calçamento – que também é muito importante para a comunidade – , mas tem que aliar, com sabedoria, as pequenas demandas aos grandes projetos e investimentos da cidade”.

O comunista destacou ainda o papel do Prefeito. “Devemos nos preocupar com o calçamento e o meio fio, mas também compreender que administrar um município com mais de dois milhões e meio de habitantes abrange ainda a atuação nas questões macro da cidade. O voto pedido desta forma ganha valor extraordinário na urna”, avaliou.

Eleição

A conquista do voto foi também tema abordado durante o debate. Para Inácio, as atividades na rua têm grande importância. “Somos nós que, ao pedir voto, bater de porta em porta, conversar com os vizinhos, contar com a ajuda de parentes e familiares, temos que mostrar o motivo que nos leva a encarar esta batalha. As pessoas querem ouvir, contribuir, opinar e conversar sobre coisas aparentemente simples, mas que são importantes para a comunidade”, ressaltou.

Inácio destacou que, quando for eleito, terá “ótima relação” com o Governo do Estado, como sempre teve ao longo desses anos de atuação. “Nós também ajudamos a eleger Cid Gomes. Juntos com nossos vereadores, iremos debater e construir um projeto ousado para esta cidade. Não há tema que nós não tenhamos discutido. Vamos caminhar toda esta cidade, dialogar com as pessoas, reconhecer os erros e propor soluções. A mudança que Fortaleza precisa está na capacidade de gestão. Nossa cidade precisa ser recuperada e só será possível com comando, cobrança e uma gestão eficaz”.

Desafios para a cidade

Saúde, Educação e Infraestrutura foram desafios citados por Inácio Arruda. “As dificuldades na rede pública de saúde estão a olhos vistos. A estrutura manteve-se a mesma enquanto a população dobrou. Este é um problema que precisa ser tomado na mão e ser solucionado com eficácia, planejamento e capacidade de gestão. Iremos recuperar e ampliar as unidades de saúde porque nessa área o PCdoB dá show, é nossa experiência concreta. Junto com os Secretários de Saúde do Estado, ajudamos a construir hospitais e policlínicas em todo o Ceará. Fortaleza exige compromisso, ousadia e eficiência”, enumerou.

Para Inácio, a Copa do Mundo, que terá Fortaleza como uma das sedes dos jogos, é mais uma oportunidade para a cidade avançar. “Sempre fomos bons em receber as pessoas, mas vimos na Copa de 2014 uma chance a mais para pra buscar recursos e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O torneio servirá para alavancar ainda mais o nosso desenvolvimento, viabilizando obras de mobilidade urbana e melhoria da infraestrutura da cidade. Isso é progresso e desenvolvimento para a nossa capital”, reforçou.

“Confiamos no povo”

Inácio conclamou os candidatos para, com disposição, sair às ruas para apresentar as propostas do PCdoB à comunidade. “Vamos botar pra quebrar, sem receio de campanhas milionárias porque não temos medo. Vamos enfrentar no bom diálogo, no corpo a corpo, os desafios que aparecerem pelo caminho. Enquanto os ‘cabras’ estão voando, a gente está com os pés no chão. Nosso contato com o eleitor tem sentimento porque ele sabe quem somos, de onde viemos. Eu e Chico Lopes somos filhos das caminhadas populares, interagimos com a cidade e a conhecemos de ponta a ponta”, ratificou.

O candidato comunista destacou ainda que a campanha do PCdoB é diferenciada das demais. “O povo reconhece a diferença. Somos candidatos porque confiamos nas pessoas, dialogamos há muitos anos, temos ‘sangue no olho’ enfrentamos desafios sem receios com muita raça, coragem, destemor e projeto para a cidade que tão bem conhecemos”.

Mais

O PCdoB sairá com chapa própria na eleição proporcional.

Ao todo serão 60 candidatos, sendo 18 mulheres e 42 homens.

Também participaram do encontro lideranças do PCdoB no Estado como o Presidente Estadual da legenda Carlos Augusto Diógenes (Patinhas); o Presidente do Comitê Municipal, Luis Carlos Paes; o Deputado Estadual Lula Morais além de membros dos comitês Estadual e Municipal e assessores das diversas campanhas.

De Fortaleza,
Carolina Campos
Fotos: Chico Gomes