Juazeiro: PT integra coligação majoritária com o PCdoB

Na tarde desta quinta-feira (12), foi veiculada em um blog de notícias da Bahia a nota de que a Direção Nacional do PT anulou a convenção do partido em Juazeiro, quando foi homologado o nome de Joseph Bandeira (PT) como candidato a prefeito nas eleições deste ano no município do oeste baiano.

De acordo com o site, a decisão foi encaminhada ao juiz da 47ª Zona Eleitoral, Ednaldo da Fonseca Rodrigues, na quarta-feira (11), com o pedido ainda da anulação de todos os atos decorrentes desde o último dia 22 de junho, data do evento, em face à decisão da Comissão Executiva Nacional.

“O PT integrará a Coligação majoritária 'Coligação Pra Juazeiro seguir em frente' formada pelo PP, PT, PR, PSB, PSD, PCdoB. A Coligação Majoritária terá os seguintes candidatos: Isaac Cavalcante Carvalho (PCdoB), cargo prefeito; e Francisco de Assis de Oliveira (PT), cargo vice-prefeito”, afirma o PT nacional, de acordo com a notícia veiculada.

Para o presidente do PCdoB na Bahia, o deputado federal Daniel Almeida, essa decisão da Direção Nacional do PT ratifica todos os acertos mantidos anteriormente. “Isso é o que estava firmado com o PT estadual e o Conselho Político, e já era do conhecimento de Joseph que esse seria o desdobramento. Portanto, o PT honrou com os compromissos. O PCdoB honrará também com isso e com os objetivos de manter Juazeiro na área de aliança com os governos Wagner e Dilma. A gente espera que isso seja suficiente para unificar o PT de Juazeiro em torno desse projeto.”

A nota informa ainda que, segundo a direção do PT está mantida a chapa de candidatos a vereadores petistas apresentadas para registro. “Foram designados como representantes do Diretório Nacional do PT perante o Juizo com poderes para efetuar os demais procedimentos para o devido registro da coligação, da chapa majoritária e dos candidatos proporcionais perante a Justiça Eleitoral, Antonio Marcos Evangelista dos Santos e Márcio Ângelo Ribeiro”, afirma a legenda.

O ex-prefeito e ex-deputado Joseph Bandeira, que tentava retornar ao cargo, chegou a realizar uma carreata nesta segunda (9) para reafirmar a sua candidatura. O juiz ainda não se manifestou sobre a decisão. Bandeira também poderá recorrer às instâncias superiores eleitorais para garantir a sua candidatura.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro