Argentina denuncia empresa britânica por atividade ilegal

A Argentina advertiu nesta segunda-feira (16) a empresa petroleira britânica Premier Oil PLC sobre a ilegalidade das atividades que realiza a companhia Rockhopper Exploration PLC, que pretende associar-se para extração nas Ilhas Malvinas.

Os trabalhos de exploração de hidrocarbonetos na plataforma continental argentina empreendidas pela Rockhopper Exploration PLC são ilícitas, motivo pelo qual o governo declarou a empresa como clandestina e suas atividades ilegais.

Em comunicado difundido em Buenos Aires, o ministro de Relações Exteriores preveniu a Premier Oil PLC que serão iniciadas “as ações administrativas, civis e penais correspondentes, previstas nas normas argentinas em relação a tais atividades”.

Segundo a própria fonte, a Embaixada Argentina frente ao Reino Unido lembrou em um comunicado para a empresa Premier Oil PLC que procedimentos similares foram iniciados contra as empresas Argos Resources LTD, Falkland Oil and Gas Limited, Borders & Southern Petroleum PLC e Desire Petroleum PLC.

A Argentina também apresentou notas para as Bolsas de Valores de Nova York e Londres e seus entes reguladores solicitando que exijam “às empresas citadas” informar sobre as atividades ilícitas que fazem em sua plataforma continental e qualifiquem os riscos derivados destas atividades.

Fonte: Prensa Latina