Crianças são alfabetizadas a partir do Cerrado

Com muita energia, ao som do primeiro toque do berimbau um grupo de crianças entoa hinos de amor ao Cerrado, enquanto caminha com o professor em meio à natureza e aprende na prática lições de cidadania, de um jeito muito além do convencional.

Elas participam de mais uma aula do Projeto Abcerrado, que há cerca de 13 anos educa meninos e meninas do DF, ensinando o alfabeto, operações matemáticas e várias espécies da natureza. Apesar da efetividade do projeto, que alcança importantes resultados na alfabetização, burocracia e falta de professores continuam dificultando a sua expansão. No DF, uma em cada cinco crianças e adolescentes do Ensino Fundamental estão atrasados na relação idade/série, com graves consequências para a vida escolar dos estudantes.

“A escola tem que ser lugar de alegria”, diz o professor Flávio Paulo Pereira, mais conhecido como Pau Pereira, como foi batizado mestre de capoeira. E é por meio desta esperança e alegria que, com muita musicalidade, o professor conduz a fileira de crianças enquanto cantam mais uma cantiga, do pátio até a área de Cerrado nas imediações da Escola Classe Córrego do Meio, no Núcleo Rural com mesmo nome. O local fica a cerca de dez quilômetros do centro de Sobradinho.