Sindjorce convoca categoria para discutir o Estatuto

Atendendo à reivindicação da categoria, o Sindjorce convoca os jornalistas filiados e em dia com suas obrigações sindicais a se fazerem presentes à Assembleia Geral Extraordinária, no dia 25 de julho, às 18h30, em primeira convocação, e às 19 horas, em segunda convocação, na sede da entidade, para discutir a atualização do Estatuto do sindicato.

Iniciado no dia 27 de junho, o processo de consulta à base prossegue no dia 29 de agosto, no mesmo horário e local, com a realização da terceira reunião preparatória à Assembleia da categoria, que deliberará sobre o tema no início de setembro.

Reuniões preparatórias

As reuniões preparatórias à reforma do Estatuto, atualizado pela última vez em 1998, ocorrerão sempre na noite da última quarta-feira do mês, com a assessoria do advogado trabalhista Carlos Chagas.

“Nossa assessoria jurídica já apresentou algumas emendas necessárias à atualização do documento e queremos também colher as propostas da categoria para que o novo Estatuto reflita os anseios da base”, afirma a presidente em exercício do Sindjorce, Samira de Castro.

Propostas de modificação

Entre as modificações sugeridas pela assessoria jurídica estão a pré-sindicalização de estudantes de jornalismo, a desvinculação do Conselho de Ética da Diretoria do Sindjorce e a ampliação dos beneficiários do FENAJPrev. As três propostas resultam de teses aprovadas pela categoria na plenária do VIII Congresso Estadual dos Jornalistas no Ceará, realizada em 2010.

“Na prática, todas essas teses aprovadas já foram implementadas de fato, mas não de direito, já que o atual Estatuto é omisso em relação a estes três e vários outros temas de interesse da categoria, que é quem vai decidir os pontos de mudança do estatuto”, enfatiza.

Fonte: Sindjorce