UFC e Unilab: ADUFC discute proposta do Governo para acabar greve

Na manhã desta terça-feira (17/07), a partir das 10h, a diretoria da ADUFC-Sindicato irá apresentar, em reunião do Comando de Greve que será realizada no Auditório da Reitoria, a proposta de reestruturação da carreira docente anunciada pelo Governo Federal na última sexta-feira (13). Todos os professores da UFC e da Unilab estão convocados a participar para debater e apresentar suas contribuições. A reunião será transmitida em tempo real no site da ADUFC-Sindicato.

No sábado (14), o Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação esteve reunido, em Brasília, para analisar a proposta apresentada. Há vários pontos que acolhem posições defendidas pela entidade.

O PROIFES propôs que haja duas carreiras: Magistério Superior (MS) e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) com idêntica valorização do ponto de vista salarial e com a mesma estrutura, conforme conquistado pela nossa entidade em 2008. Nesse aspecto, nossa proposta foi acatada. Por outro lado, o governo aplica aos docentes do EBTT, critérios e cláusulas que impedem a progressão desses colegas e são absolutamente incompatíveis com a situação atual, embora sejam criadas Certificações de Conhecimento Tecnológico que permitirão a ascensão na carreira.

A proposta do governo contempla a preservação e a existência das classes – como defende o PROIFES. A redução do número de níveis constante da nova proposta do governo, da mesma forma, leva à diminuição da extensão total da carreira, que agora se aproxima dos 18 anos, como pleiteado.

O governo aceitou também realizar a progressão dos atuais professores do EBTT de D1 para D3, como constante da pauta do PROIFES. Além do que já recuou em relação a outro ponto importantíssimo: a mudança do cálculo dos adicionais de insalubridade e periculosidade.

Entretanto, foram identificadas uma série de problemas que precisam ser corrigidos no processo de negociação:

1) O governo insiste em desconsiderar a correção de distorções ocorrida em 2006, quando da criação da classe de associado, que prejudicaram sobremaneira os docentes mais antigos, em especial os adjuntos 4 doutores aposentados que ficaram durante muito tempo represados nessa classe e nível e os que, sendo da ativa, puderam no máximo progredir para associado 1;

2) É muito distante o prazo de julho de 2013 para a implantação da primeira parcela de reajuste a ser pactuado. O PROIFES defende que isso aconteça em janeiro de 2013;

3) A proposta é melhor para os professores doutores, Adjuntos, Associados (com exceção do nível I) e Titulares; e fica aquém para os professores mestres, que são, justamente, os de menor remuneração;

4) As mesmas considerações valem para as classes e níveis equivalentes do EBTT;

A ADUFC-Sindicato cobrará do governo que nenhum docente, de nenhuma classe e nível, sofra qualquer redução do poder aquisitivo de seus salários, seja ele aposentado ou ativo, do magistério superior ou do EBTT.

A proposta apresentada pelo Governo pode ser acessada na página da ADUFC-Sindicato através do link http://www.adufc.org.br/noticias_detalhes.asp?Cod=4362

Fonte: ADUFC-Sindicato