Divulgadas normas para eleição de novo reitor da UnB
A Comissão Organizadora da Consulta (COC) da Universidade de Brasília (UnB), divulgou o regulamento oficial com as normas que vão reger a consulta à comunidade acadêmica para a escolha do próximo reitor da instituição.
Publicado 18/07/2012 09:31 | Editado 04/03/2020 16:41
Ficou definido que aposentados e alunos de cursos à distância não terão direito a voto, assim como ocorreu na consulta de 2008. Na minuta do regulamento, havia a previsão de voto para os professores e técnicos aposentados.
“Essa foi a mudança mais significativa entre a minuta e o regulamento final”, afirma André Sousa Justiniano Ribeiro, estudante de Direito e representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na COC.
Após a divulgação da minuta, houve uma reunião aberta da COC para ouvir dúvidas e sugestões da comunidade. Segundo André, nessa reunião várias pessoas se manifestaram questionando a inclusão dos aposentados e dos estudantes de curso à distância. “Acharam que a questão merecia um debate mais amplo. A COC defendia essa inclusão e lamento a não participação desses grupos, mas é uma discussão que não poderia ser feita com pressa”, conta André.
Quanto aos estudantes de cursos a distância, André disse que durante a reunião foi apresentado um argumento que pesou na decisão. “Questionaram como esses alunos poderiam votar se não há voto eletrônico na consulta à comunidade. Por uma questão técnica, resolvemos deixar esse grupo de fora dos eleitores, mas espero que em uma próxima consulta a UnB discuta as normas eleitorais com antecedência e tenha como viabilizar a participação deles no processo”, afirma.
EXPECTATIVAS
Rodrigo Rosal, representante do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de Brasília (Sintfub) na COC, acredita que o regulamento atende aos anseios da comunidade acadêmica. “A COC foi construída por pessoas que representam os três segmentos da UnB. Criamos um ambiente de unanimidade na comissão, por isso acho que o regulamento será bem recebido”, diz. “O regulamento é transparente, bem estruturado e preza pela democracia e pela participação dos três segmentos sem privilégios”, acrescenta.
Rodrigo também lamentou a não inclusão dos aposentados, mas disse que a medida foi necessária por uma questão de prazo. “A lista tríplice deve ser apresentada até 14 de setembro, não temos tempo para discutir da forma necessária. Espero que na consulta seguinte a essa de 2012 eles tenham o direito de participar, afinal, eles ajudaram a construir a universidade”, ressalta.
Alessandro Borges Oliveira, diretor do campus do Gama e representante da Associação de Docentes (ADUnB), diz que os candidatos a reitor que exercem cargos de direção, a partir das candidaturas, não poderão realizar atos administrativos durante o período da campanha. "Nesse caso, poderia haver conflito de interesse", observa.