Nicaraguenses comemoram 33 anos da Revolução Sandinista

O povo nicaraguense celebrará nesta quinta-feira (19) com massiva mobilização o 33º aniversário do triunfo da Revolução Sandinista, que colocou fim há décadas de ditadura.

                                    Foto:Efe

Delegações estrangeiras devem comparecer nos festejos,que ocorrerão na capital Managua, na Praça da Fé, entre eles estarão representantes governamentais, partidos políticos, organizações juvenis e movimentos sociais, parte deles participarão de um fórum sobre a presente crise do capitalismo e as experiências emancipadoras na América Latina mediante projetos socialistas.

Segundo estudos de opinião pública, a maioria dos cidadão aprova o atual governo da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), uma continuação exitosa dos princípios que animaram a luta contra o “somocismo”, uma das tiranias mais sangrentas da região, e asseguraram o triunfo revolucionário no dia 19 de julho de 1979.

Diversas comemorações marcam a vida do país, entre elas a queda do ditador Anastasio Somoza em 17 de julho de 1979, nomeado como Dia da Alegria, e as marchas protagonizadas na véspera por milhares de jovens em distintas cidades em apoio ao sandinismo.

Para a coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo, o ato desta quinta-feira (19) será um momento transcendente como expressão da vontade dos nicaraguenses de promover o bem estar comum.

Fonte: Prensa Latina