Servidores em greve permanecem mobilizados em Brasília

A orientação dos dirigentes sindicais dos servidores federais é para a continuidade da greve em todo país. Do lado do governo, as reuniões agendadas com o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, foram canceladas, por que ele foi chamado ao Palácio do Planalto para uma conversa sobre os servidores.

Nesta quinta-feira (19), um grupo de servidores que participa do “Acampamento da Greve” amanheceu no estacionamento do Bloco K do Ministério do Planejamento. A ação no estacionamento acabou forçando uma reunião entre um comitê de representantes das categorias em greve e também dos estudantes e o secretário-executivo do Planejamento, Valter Correa. O encontro, no entanto, não trouxe novidades aos processos de negociação que ainda seguem sem os avanços esperados pelos servidores.

O que o Planejamento diz é que estão promovendo estudos técnicos para verificar a viabilidade de atender algumas das reivindicações dos servidores e que o dia 31 de julho continua como data provável, mas não certa, para apresentação de alguma proposta. A crise econômica mundial continua sendo o principal argumento do governo para dizer que não tem condições de atender ao conjunto das demandas apresentadas pelo funcionalismo.

Na plenária aberta que a Condsef realizou nesta quinta, representantes das categorias e estados em greve foram unânimes em concordar com a importância de se fortalecer a mobilização e unidade dos servidores e promover o crescimento da greve.
 
Na sexta-feira (20), no último dia do Acampamento da Greve, os servidores realizam uma plenária conjunta onde vão avaliar as atividades da semana. A categoria também deve discutir a realização de novas atividades. O objetivo é repetir o sucesso da grande marcha histórica que ocorreu na quarta.

Com informações do Condsef