Economia cubana com desempenho favorável, diz ministro

A economia cubana teve um desempenho favorável no primeiro semestre de 2012, afirmou o ministro da pasta, Adel Yzquierdo, durante uma reunião ampliada do Conselho de Ministros na sexta-feira passada e resumida nesta segunda-feira (23) na imprensa local.

Yzquierdo referiu-se ao positivo comportamento de indicadores como a geração de eletricidade e o crescimento na produção de bens materiais, de acordo com o jornal Granma, que destacou a presença no encontro do presidente Raúl Castro.

Também alabou o aumento do emprego apesar da reestruturação iniciada no setor estatal, pois se incrementou o número de autoempregados seguindo a política de descarregar ao Estado da atenção direta de atividades que não são fundamentais.

Ao aludir à produção de açúcar de cana assinalou que se conseguiu um crescimento em relação com o ano anterior, mas por embaixo do planificado.

O também vice-presidente criticou os problemas de conciliação entre os organismos, deficiente preparação e em alguns casos a não concreção oportuna de financiamento externo no plano de investimentos da Economia, que cresceu sete por cento ao o comparar com 2011.

Manifestou que outro dos elementos que afeta o cumprimento do plano está relacionado com a utilização do contrato, o qual ainda não constitui uma verdadeira ferramenta de trabalho nas relações entre empresas.

O ministro de Economia e Planejamento chamou a incrementar a produção nacional de alimentos e bi fertilizantes, bioestimulantes e biopraguicidas, o qual permitiria diminuir os financiamentos destinados atualmente a essa atividade.

Por sua vez, a titular de Finanças e Preços, Lina Pedraza, disse que a execução do Orçamento do Estado no primeiro semestre deste ano também manifesta resultados favoráveis.

Ao concluir a exposição o Conselho de Ministros aprovou apresentar ambos os relatórios à nona sessão ordinária da sétima legislatura do Parlamento que se reúne nesta segunda-feira no havaneiro Palácio de Convenções.

Fonte: Prensa Latina