Messias e governador vistoriam limpeza do Buraco do Tatu

O governador do Distrito Federal em exercício, Tadeu Filippelli, e o administrador de Brasilia, Messias de Souza, vistoriaram na manhã deste domingo o trabalho de 90 servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) na limpeza do Buraco do Tatu, na região central de Brasília.

Messias e governador vistoriam limpeza do Buraco do Tatu

Esta é a segunda vez, na atual gestão, que o local passa por um processo mais profundo de lavagem. A primeira foi no dia 2 de janeiro de 2011. De lá para cá, o Governo do Distrito Federal tem realizado pequenas intervenções. A mais recente ocorreu em 23 de maio deste ano.

Na ação, foram usados um caminhão desobstruidor com bico de pressão adaptado e 13 caminhões-pipa. Todo material químico utilizado para a limpeza do local é biodegradável e não polui o meio ambiente.
"As paredes do Buraco do Tatu sujam com grande facilidade, principalmente quando chove. Esta limpeza é uma forma de conservar o local", explicou Tadeu Filippelli.

Segundo o administrador de Brasília, José Messias de Souza, uma dificuldade para a manutenção da limpeza no local é que os ladrilhos não podem ser trocados, já que o Buraco do Tatu está inserido no conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Cultural Mundial. Os azulejos são de um tipo poroso, o que facilita a penetração da sujeira e dificulta a retirada de pichações.