Al-Assad anuncia estabelecimento do tribunal antiterrorista sírio

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, anunciou ontem (26) o estabelecimento de um Tribunal Antiterrorista, com sede em Damasco, capital do país. Segundo a mídia local, o tribunal será responsável pelo julgamento dos casos relacionados com ações terroristas e pela condenação e aplicação da sentença atribuída aos julgados.

A crise síria arrasta-se há 17 meses, com constantes situações de violência e conflitos sangrentos. Damasco e Halab, no norte do país, foram, recentemente, palco de confrontos entre forças armadas do governo e grupos de terroristas apoiados pelo Ocidente e alguns países árabes.

A porta-voz da Casa Branca, Victoria Nuland, anunciou ontem numa coletiva de rotina que os Estados Unidos não planejam uma interferência militar no país, mas continuarão dando apoio aos bandos terroristas, fornecendo equipamento de comunicações e medicamentos para ajudá-los a concretizar a transição política.

No mesmo dia, o chanceler libanês, Adnan Mansur, apontou que uma intervenção militar externa complicaria a situação na Síria.

Em relação à proposta apresentada pela Liga Árabe sobre o estabelecimento de "áreas de segurança" no país, o chanceler russo, Serguei Lavrov, afirmou em Moscou que a missão é impossível enquanto alguns países continuarem oferecendo ajuda aos oposicionistas.

Do Portal Vermelho, com informações da Rádio Internacional da China