Rosane Bertotti: Queremos um Conselho de Comunicação autônomo

"Uma iniciativa retrógrada, já que não houve participação dos movimentos sociais e nem diálogo com a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação". Foi assim que resumiu Rosane Bertotti, coordenadora geral da executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), em entrevista exclusiva à Rádio Vermelho, ao falar sobre a reativação relâmpago do Conselho Nacional de Comunicação.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Ela frisou que "há anos os movimentos organizados na luta pela democratização da comunicação do país sempre reivindicaram a reativação do Conselho de Comunicação, mas da forma como foi feita não contempla, por exemplo, os pontos construídos durante a 1° Conferência Nacional de Comunicação.

Ouça também:

Barão de Itararé: Conselho de Comunicação é antidemocrático

De acordo com a entidade, nas indicações das cadeiras da sociedade civil foram privilegiados setores conservadores (inclusive empresários do setor) e ligados às igrejas, “com claro favorecimento a cidadãos com relações pessoais com o presidente do Congresso Nacional”.

Rosane Bertotti também refletiu sobre a luta por um novo marco regulatório e falou sobre o lançamento da Campanha do FNDC, que ocorrera em Agosto, como reforço para estimular os movimentos sociais e cobrar do Ministério das Comunicações um retorno sobre a consulta pública do novo marco regulatório, que deveria ter sido lançado em junho deste ano.

Acompanhe a entrevista na íntegra: