SC: Angela Albino debate com blogueiros problemas da cidade

A candidata à Prefeitura de Florianópolis Angela Albino e seu vice Nildomar Freire, o Nildão, da coligação Avança Florianópolis (PCdoB, PT, PR, PRP, PRB e PTdoB), receberam, na última quarta-feira (25), blogueiros e jornalistas de Florianópolis para um debate sobre os problemas e soluções para a cidade.

O encontro foi transmitido ao vivo pela internet e contou com a participação de jornalistas e blogueiros de várias áreas que fizeram perguntas livres aos candidatos. Centenas de internautas puderam acompanhar a transmissão online e participaram enviando suas perguntas sobre a cidade. A ministra de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, prestigiou o encontro e também respondeu a perguntas.

Tuiteira de plantão e adepta das redes sociais, a candidata Angela Albino destacou a importância de uma nova forma de fazer política com uma abertura real à participação popular. “Como vocês mesmo comentam, existe muita gente que ainda faz a velha campanha nas redes sociais, postando santinhos, mas sem interagir com o eleitor. A internet é um espaço para o debate de ideias, de construção de realidade por meio da participação popular. Esse ato de nos abrir aos questionamentos livres, com transmissão ao vivo, é um respeito à cultura digital e ao verdadeiro espírito republicano. Este não é um espaço somente de campanha, é um ato de governo que adotaremos abrindo espaço para interlocução com os moradores de Florianópolis”, disse Angela.

Rede social

Antes do debate, o mediador Thiago Skarnio, ativista da cultura digital, empresário e idealizador do site da coligação Avança Florianópolis, apresentou as potencialidades do site, que funciona como uma rede social. Na página, os eleitores podem se cadastrar e interagir entre si e também com os candidatos através de perguntas e fóruns específicos sobre os 14 eixos temáticos que fazem parte do programa de governo de Angela e Nildão. O endereço ainda abriga os blogs dos candidatos a vereador pela coligação proporcional e pelo Partido dos Trabalhadores.

A ministra Ideli Salvatti ressaltou que a atitude de um debate com blogueiros, pela internet, está ligada também à importância que a área da Tecnologia da Informação tem para Florianópolis como um vetor de desenvolvimento econômico. “Considero que essa é uma das grandes perspectivas econômicas e sociais que Florianópolis tem para o seu desenvolvimento. Também por isso estamos usando todo esse avanço da forma mais moderna e democrática para contribuir com o destino de Florianópolis, demonstrando claramente o compromisso com a acessibilidade à futura administração e a abertura para se discutir e construir a nossa cidade” disse a ministra.

Antes e durante o debate, autoridades nacionais como Protógenes Queiroz, a candidata do PCdoB à prefeitura de Porto Alegre, Manuela D´Avila, o perfil PT Brasil e centenas de militantes, apoiadores e eleitores participaram de um grande tuitaço com as hashtags #AvançaFloripa e #AngelaPrefeita65 em apoio à candidatura, elogiando a atitude de Angela e Nildão de se abrirem ao livre debate.