Lucia defende medidas para resgatar centro histórico de Manaus

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) cobrou durante a audiência pública realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (30/07), que a prefeitura tome medidas urgentes para evitar que a economia local tenha prejuízos com as intervenções realizadas no Centro da cidade.

Ela defendeu a implantação de ações que promovam o resgate do centro histórico e comercial como forma de impulsionar o desenvolvimento na região. “Não podemos permitir que o Centro continue degradado. Precisamos tomar uma atitude para que o Centro volte a ser o que era no passado, com um comércio pujante e um local prazeroso para se conviver”, afirmou.

De acordo com dados da Associação Comercial do Amazonas (ACA), em torno de 300 lojas foram afetadas com o fechamento das ruas da área central. Segundo a entidade, algumas lojas chegaram a registrar 90% na queda das vendas. “Sugerimos que seja criado um conselho de notáveis para ouvir as demandas advindas do setor produtivo do Estado”, enfatizou o presidente da ACA, Ismael Bicharra.

Conforme o dirigente, a expectativa dos empresários é a que as ruas da área central da cidade sejam liberadas para o tráfego antes do Dia dos Pais. Segundo ele, alguns órgãos públicos garantiram que não há comprometimento nenhum das galerias existentes no Centro de Manaus.

Lucia Antony é autora da emeda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2013, aprovada este ano no Legislativo Municipal, que viabiliza a alocação de recursos para promover a modernização do centro comercial e histórico da cidade. Por iniciativa da parlamentar, vários debates foram promovidos na CMM para debater a revitalização do Centor de Manaus.

Secretários ausentes

A ausência de secretários municipais na audiência pública sobre o Centro de Manaus foi criticada pela vereadora Lucia Antony. “Eles foram convocados, mas não compareceram e nem mandaram representantes. O não comparecimento deles revela o desrespeito da prefeitura com a sociedade”, salientou.

Foram convocados para participar dos debates o presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Manoel Ribeiro, o titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Wesley Aguiar, e o diretor-presidente do Manaustrans, coronel Walter Cruz.

O evento que debateu a situação do Centro contou com a participação do Ministério Público Estadual e Federal, além de entidades que representam os empresários dos setores comercial, hoteleiro e gastronômico, dos camelôs, feirantes, guardadores de carros, artesãos e taxistas.