Luciana Santos: Fator Previdenciário será votado este ano

"Segundo semestre terá debates de temas polêmicos", aposta a líder do PCdoB na Câmara, a deputada Luciana Santos (PE), está otimista em relação à produção legislativa neste segundo semestre, apesar das eleições.


Richard Silva/Arquivo

Luciana Santos acredita que Câmara vota royalties e fator previdenciário este ano
A seu ver, o debate deve continuar em torno de temas polêmicos, com destaque para a definição sobre a divisão dos royalties do petróleo e o projeto que extingue o fator previdenciário.

Por causa do calendário eleitoral municipal, Luciana Santos lembra que é comum ocorrer a diminuição no ritmo das atividades no segundo semestre, nos dois meses que antecedem o pleito – o chamado recesso branco.

As sessões deliberativas na Câmara estão marcadas para os dias 1º e 2; 7 a 9; e 21 a 23 de agosto; em setembro, as votações ocorrem de 4 a 6; e de 18 a 20. Nas outras semanas, serão feitas sessões de debates em Plenário. Depois das eleições, no fim de outubro, o calendário volta ao normal.

Luciana Santos observa que o trabalho do PCdoB para as eleições serão intensos. O partido homologou 225 candidatos e candidatas próprios às prefeituras, 180 candidaturas a vice e mais de 10 mil candidaturas às câmaras municipais.

O número de candidatos parlamentares revela o “poder de fogo” da bancada, afirma Luciana Santos. “São líderes de destaque ao ponto de concorrer com muita chance, como o caso das candidaturas da deputada Manuela D´Ávila, em Porto Alegre, e do senador Inácio Arruda, em Fortaleza”.

A líder lembra que a sigla é a que mais tem candidatas mulheres nas eleições nas capitais. Das seis candidaturas do PCdoB nessas cidades, quatro são femininas: além de Manuela D´Ávila, concorre em Florianópolis a deputada estadual Ângela Albino; em Goiânia, a deputada estadual Isaura Lemos; e, em Manaus, a senadora Vanessa Grazziotin.

Luciana Santos, que assumiu a liderança do PCdoB em fevereiro deste ano, comenta que o PCdoB é o partido que tem a maior bancada feminina e destaca que a tarefa que os deputados e deputadas lhe concederam está representando “um desafio estimulante pela própria composição social da bancada, que reflete as ideias e reivindicações dos diversos segmentos progressistas do Brasil”.

Assessoria de Comunicação da Liderança do PCdoB/Câmara dos Deputados.