Farc quer acabar com conflitos na Colômbia, diz guerrilheiro
O guerrilheiro José Benito Cabrera, conhecido como "Fabián Ramírez" e membro do alto comando das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), afirmou que o grupo quer "acabar" com os conflitos no país.
Publicado 01/08/2012 11:37
"Devemos acabar com essa guerra chegando a um acordo entre o governo e a guerrilha. Sem ódio, sem vantagens, cedendo, olhando quem tem razão", comentou Cabrera, em uma entrevista divulgada pela emissora Caracol.
Ele destacou, porém, que não é fácil encerrar os conflitos. "Não é dizer: 'entreguem as armas, parem de atacar lugares e a força pública'. Não, não é assim. Para acabar a guerra, tem que acabar com as causas que a originaram", disse o guerrilheiro.
De acordo com Cabrera, é a "classe política" que não quer implantar a paz. "Os soldados, suboficiais e oficiais de baixa patente sabem que não temos que nos enfrentar mais. Mas seus altos chefes, seus superiores, não permitem que esse negócio acabe, pois, senão, acaba o dinheiro para eles".
José Benito Cabrera foi negociador das Farc durante as fracassadas tentativas de diálogo com o governo de Andrés Pastrana (1998-2002). Em 2010, autoridades colombianas acreditaram que ele havia morrido em um bombardeiro.
Fonte: Ansa