Inácio detalha propostas em debate do Centro Industrial do Ceará

Inácio participou, na noite desta quarta-feira (1º/8) de mais um debate entre os candidatos à Prefeitura de Fortaleza. Promovido pelo Centro Industrial do Ceará (CIC) e pela TV União, que transmitiu ao vivo o encontro, o debate teve como foco temas ligados à economia de Fortaleza, com desdobramentos para desenvolvimento, geração de emprego e renda, mercado de trabalho, turismo, tecnologia e comunicação.

No debate, Inácio lançou importantes propostas relacionadas a esses temas, destacando a criação de um grande polo industrial, na área de tecnologia, com a articulação de vários empreendimentos e instituições de ensino já atuantes e o estímulo a novos.

"Já temos um parque industrial, embora modesto, mas importante. Temos na cidade de Fortaleza metade do PIB do nosso Estado, 60 a 70% contando com o nosso entorno, a Região Metropolitana. E qual é a vocação nossa? Turismo, comércio, serviço. Tudo isso pode ser alavancado com a presença de um grande parque industrial em Fortaleza, na área de tecnologia", enfatizou Inácio.

"Temos o Centro de Pesquisa da Petrobras, temos o Instituto Titan. A Universidade Federal com um Centro Tecnológico, onde estão Nutec e Padetec. Podemos fazer um centro de patentes internacionais. Aqui a nosso lado, na Precabura, está se instalando um centro de alta tecnologia da Fiocruz, para produzir fármacos na nossa cidade", enumerou o candidato do PCdoB.

"Buscar empregos é obrigação do prefeito"

"Vamos oferecer um centro de alta tecnologia, empregos altamente qualificados para nossos jovens. A juventude que quer isso, emprego, não as drogas. Vamos articular isso com o Governo do estado. Existem meios, existem recursos. Precisa é de planejamento", destacou Inácio, ressaltando que "buscar empregos é obrigação do prefeito".

"Ele não tem que esperar pelo governador. Ele não tem que esperar pela presidente. Ela cuida lá, ele cuida aqui. Temos que ver onde são as áreas mais degradadas, e lá colocar empreendimentos, tirar de lá a marginalidade, com emprego e renda ", acrescentou Inácio.

"O potencial para gerar e distribuir riqueza na nossa cidade é enorme. A nossa cidade é sustentável. Agora, precisa de um prefeito capaz de conduzir essa cidade.

Planejamento para mudar Fortaleza

Inácio tornou a destacar a importância de uma Prefeitura com organização e planejamento, possibilitando melhores serviços públicos em todas as áreas. "O crescimento da nossa cidade exige primeiro uma ousadia: retomar o Instituto de Planejamento da Cidade, que foi extinto em 97, de forma absurda, e não foi reposto até agora", apontou.

"Essa é uma questão estratégica, planejar a cidade. Você que está nos escutando, jovem, dona de casa, sabe que essa é uma questão central. Se você não tiver planejamento para saber para onde vai o que você ganha, você não consegue crescer. Vamos retomar o Instituto de Planejamento", reiterou, lembrando que, na própria sala do debate, na FIEC, participou de várias reuniões do Planefor.

"Envolveu gente popular, trabalhadores, empresários, igrejas, todos reunidos aqui para tirar um plano estratégico para Fortaleza, que depois não foi utilizado. Mas dali tiram os uma peça, o Plano de Drenagem e Macrodrenagem, que depois foi apresentado como projeto para o Lula, quando Lula instituiu o PAC 2, em 2006. Não tinha projeto nenhum, e nós entregamos para o governador Cid Gomes: 'Entregue isso aqui ao presidente'. E o governador entregou, e o presidente fez, beneficiando muito o povo cearense".

Inácio também adiantou a proposta de criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento da cidade, "para reunir pensadores, empresários, universidades, sociedade civil, para pensar o crescimento estratégico de Fortaleza, junto com o Instituto de Planejamento".

Copa do Mundo

Inácio destacou as grandes oportunidades que a Copa do Mundo abre para Fortaleza. "A Copa criou um caderno de encargos para a cidade, por exemplo, na área de tecnologia de Informação. Teremos que implantar banda larga e telefonia 4G. Será um legado nosso", ressaltou.

"A Copa já abriu oportunidade para um grande plano de mobilidade urbana. Precisamos avançar para um grande plano que contemple inclusive a Região Metropolitana. É preciso avançar, aproveitando essa oportunidade também na Copa do Mundo, quanto à geração de emprego e renda".

Agradecimento e convite: "Vamos juntos"

Em suas considerações finais, Inácio agradeceu ao CIC e à TV União pelo convite para o debate, ao setor produtivo, a todos os telespectadores e ao candidato do PCdoB a vice-prefeito de Fortaleza, deputado federal Chico Lopes, que acompanhou o debate pela Internet.

"Quero cumprimentar a todos de Fortaleza que anseiam por mudança,mas uma mudança que permita o desenvolvimento da cidade. É isso que nós desejamos pra nossa cidade.E já mostramos que isso pode ser feito", frisou. citando o projeto Maranguapinho, as emendas parlamentares que trouxeram recursos para as universidades, as verbas conquistadas para obras como o Hospital da Mulher.

"Aprendemos nos nossos mandatos, de vereador, deputado estadual, deputado federal, senador, que é possível sim fazer a diferença, contribuir para uma cidade melhor, se você tiver planejamento e se você tiver uma grande equipe. E nós temos gente boa. Nós Conhecemos as pessoas e a cidade. Caminhamos e pisamos em qualquer chão", acrescentou Inácio.

"Vamos juntos, com os movimentos sociais, sindicais, empresários, toda a sociedade discutindo nossa cidade. Existe um caminho para recuperar nossos postos de saúde, para integrar nossa cidade com novos terminais de ônibus, para dar segurança com Guarda Municipal bem equipada e bem treinada, para recuperar a qualidade da nossa educação. Tem recursos, tem meios. Por isso convido você a se unir a nossa candidatura e a colocar nossa cidade no patamar que ela merece".

Fonte: Assessoria Inácio 65