Hospital de Base ganha novo Centro Neurocardiovascular

O Hospital de Base do DF (HBDF) apresentou avanço surpreendente nos últimos seis meses, de acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A avaliação foi feita durante a inauguração do Centro Neurocardiovascular e de 27 novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nesta quinta-feira.

O novo centro neurocardiovascular atenderá pacientes em estado grave, especialmente as vítimas de infarto e acidente vascular cerebral. A unidade conta com equipame ntos de última geração e 11 leitos – três na sala vermelha, três na sala amarela e cinco na sala intermediária. “Melhorias como essas dão energia para evoluirmos ainda mais e mostram que é possível mudar a realidade do atendimento nos hospitais, especialmente nas áreas de urgência e emergência”, elogiou o ministro.

Para reforçar a atenção aos pacientes em estado grave, também foi inaugurado a segunda unidade de Hemodinâmica, que ampliará de 280 para 380 por mês o número de exames de angioplastia, cateterismo e arteriografia. “Uma unidade com a complexidade do Hospital de Base precisa estar dotada de equipe, estrutura e condições para receber com alto padrão de atendimento os pacientes graves”, enfatizou o governador.

As mudanças no HBDF foram viabilizadas por recursos repassados pelo Ministério da Saúde por meio do S.O.S Emergências, estratégia criada para qualificar e ampliar o acesso aos serviços de urgência e emergência no Sistema Único de Saúde (SUS). O repasse federal é de R$ 3,6 milhões por ano, investimento que está dando resultados consideráveis no Hospital de Base, segundo o ministro.