"Conflito na Síria é complô planejado por Israel", diz libanês

O presidente do parlamento libanês, Nabih Berri, afirmou que a crise atual vivida na Síria é uma conspiração planejada de antemão para favorecer o regime israelense na região.

Durante um encontro relizado na segunda-feira (6) com o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Said Yalili, em Beirute, capital libanesa, Nabi Berri também afirmou que os países da região devem ser prudentes e inteligentes diante das conspirações dos inimigos que procuram intensificar a situação na Síria.

Por sua vez, Yalili manifestou que a consciência das nações da região é muito importante e necessária diante de qualquer conspiração do imperialismo e do sionismo mundial, que "pretende desviar o processo do despertar islâmico e contribuir à discordância no Oriente Médio".

O representante do governo iraniano, que também cumpre o papel de negociar a questão nuclear do país, também destacou que os países do Oriente Médio, em especial as elites do mundo islâmico, devem aproveitar as novas oportunidades que se apresentam, fazendo uso eficaz do aumento da resistência contra o regime israelense na região".

Em relação à proposta de alguns meios de comunicação libaneses para que a próxima rodada de conversações entre o Irã e o Grupo G5+1 seja realizada no Líbano, Yalili indicou que "o tema da reunião ainda não foi apresentado, mas não é uma má ideia, além do que, a celebração dessas reuniões em territórios de países que resistem seria uma honra para o Irã".

Yalili foi a Beirute para discutir com o governo do Líbano a situação atual do Oriente Médio, mais especificamente a situação na Síria.

Fonte: HispanTV