Evo Morales: as nacionalizações representam o mandato do povo

O presidente Evo Morales assegurou nesta segunda-feira (6), durante os festejos pelo aniversário de 187 anos da Independência da Bolívia que “as nacionalizações no país constituem somente às ordens do povo boliviano”.

Durante seu discurso à nação feito na cidade de Oruro, o presidente destacou a importância das nacionalizações no auge da economia boliviana, no crescimento das reservas internacionais e nos investimentos no setor público.

Também ratificou a confiança do povo na administração, refletida no pagamento dos impostos, e a importância de industrializar a economia, sobretudo o lítio.

Referiu-se a importantes investimentos em diferentes regiões do país "que deixarão importantes somas que serão destinadas ao povo boliviano" ele admitiu que gostaria que ocorresse o mesmo na agricultura.

"Não somente podemos depender das divisas no setor dos hidrocarbonetos, também temos que gerar ganhos na parte agropecuária", insistiu.

O mandatário pediu uma reflexão em relação ao bicentenário da República, que será em 2025, e ressaltou o papel que a educação deve desempenhar na formação dos futuros profissionais no país.

"Também temos que atingir a autossuficiência alimentar com soberania. Pela primeira vez em nossa região já exportamos nossas políticas sociais".

Para Morales, "nossa melhor contribuição para a humanidade são estas políticas sociais, que emergem dos movimentos sociais".

Admitiu que aprendeu com estes anos no Governo que antes de mais nada deve estar a Bolívia e depois as reivindicações setoriais. "Se todos pensamos na Bolívia e sonhamos com a Bolívia, o futuro estará em nossas mãos", destacou.

Por último, o presidente recordou que "pode ter erros na condução do país, mas nunca vai haver traição" também ressaltou que os servidores públicos trabalham para servir o povo e não para se servir dele.

Além disso, enviou uma felicitação para todos os bolivianos pelo dia da independência e lhes desejou um futuro promissor.

Com Prensa Latina