Direitos da juventude mundial são defendidos em Cuba

Organizações estudantis cubanas defenderam nesta terça (7) o direito da juventude mundial de ser protegida e de participar na tomada de decisões políticas de seus governos.

Por ocasião do Dia Mundial da Juventude, em 12 de agosto, o membro do Birô Político da União de Jovens Comunistas de Cuba (UJC), Osnay Miguel Colina, disse que será uma jornada de luta contra o desemprego e a desigualdade e em defesa do futuro das novas gerações.

Ele disse ainda, durante uma entrevista coletiva, que 10 milhões de jovens no mundo estão doentes de Aids, 80 milhões não têm renda suficiente para viver e 100 milhões não freqüentam a escola.

No entanto, disse Colina, a juventude cubana representa 20% da população do país e tem uma ampla proteção e participação na tomada de decisão do Estado, que gasta mais de 50% dos gastos com saúde e educação gratuita.

Já o presidente da Federação Estudantil Universitária, Carlos Rangel Irola, disse que será um momento de recordação, mas também de denúncia em favor daqueles jovens, sem acesso à educação gratuita e de qualidade.

Neste dia, a ilha terá uma jornada de atividades organizadas pela UJC, as organizações estudantis e os movimentos juvenis para comemorarem.

Entre elas, destaca um painel sobre a situação da juventude na América Latina, bem como concertos, feiras, maratonas e atividades esportivas e recreativas. Em 1999, a Assembleia Geral da ONU aprovou que o 12 de Agosto fosse declarado Dia Internacional da Juventude, que tem como slogan "Vamos mudar o nosso mundo."

Fonte: Prensa Latina