Cubanos no Brasil rechaçam acusação dos EUA sobre terrorismo

A Associação Nacional de Cubanos residentes no Brasil José Martí (Ancreb-JM) rechaçou energicamente nesta quinta a acusação caluniosa dos Estados Unidos, que coloca Cuba como uma nação patrocinadora do terrorismo.

"A nossa Associação se une ao enérgico rechaço de nosso governo ante tão sensível e caluniosa acusação", diz o comunicado da organização, distribuído pela Internet.

Além disso, a Ancreb-JM pede ao governo dos EUA que "pare de mentir e coloque um fim neste exercício vergonhoso, que ofende o povo cubano e desacredita a causa da luta internacional contra o terrorismo".

Publicada pelo Departamento de Estado em 31 de julho, a referida lista unilateral e arbitrária inclui Cuba entre as nações que patrocinam o terrorismo. Para isso, Washington alega que o sistema bancário cubano não adota medidas suficientes para enfrentar a lavagem de dinheiro e as transações financeiras relacionadas a este crime.

"É muito conhecido o fato de que os EUA são o maior centro de lavagem de dinheiro no mundo e a falta de regulamentação do seu sistema financeiro foi o gatilho para a crise econômica global", diz o comunicado de cubanos que vivem no Brasil.

Ele relata que o Ministério de Relações Exetriores de Cuba declarou recentemente que a ilha presta informações verdadeiras e precisas, periodicamente, aos mecanismos pertinentes das Nações Unidas sobre estas questões e outras relacionadas com a luta contra o terrorismo.

O texto acrescenta ainda que a referida lista ignora também, com toda a malícia, que o governo cubano, em data tão recente como em fevereiro passado, renovou a proposta de acordar com os Estados Unidos um programa bilateral de luta contra o terrorismo. Mas Washington não respondeu ao convite.

Para Ancreb-JM, esta falsidade é publicado para justificar o bloqueio criminoso ao qual está submetida a ilha caribenha há mais de meio século, assim como para continuar com novas medidas de perseguição das transações financeiras, a fim de estrangular a economia cubana.

Os cubanos no Brasil perguntam: "Quem lhe dá o direito e com que moral os Estados Unidos se colocam como juiz internacional do terrorismo, quando mantém, estimula e protege grandes terroristas internacionais, como Luis Posada Carriles, e muitos outros que causaram grandes perdas humanas e econômicas a Cuba? ".

"Além disso, Washington mantém injustamente presos e detidos em território dos EUA, por quase 14 anos, os cinco lutadores antiterroristas cubanos Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Fernando González e René González, Ramón Labañino.

Fonte: Prensa Latina