Inácio Arruda articula com líderes e aprova PEC dos Jornalistas

O Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), em pronunciamento no Plenário na última terça-feira (07/08), garantiu o cumprimento de acordo entre os líderes partidários para votação da Proposta de Emenda Constitucional 33 de 2009 que dispõe sobre a exigência do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. A matéria foi aprovada em segundo turno com 60 votos favoráveis e 4 contrários.

Relator da PEC 33/09 no Senado, o senador Inácio Arruda, reafirmou que a discussão necessária para votação da matéria já havia sido realizado repetida exaustivamente e que aquele era o momento da votação. “Esse tratamento que estamos dando aqui, em relação à questão dos jornalistas, não é uma questão honesta. Nós estamos discutindo isso há várias sessões. Há opiniões de Senadores contrárias à matéria. E nós absolutamente concordamos: é uma questão de opinião. Mas há uma maioria que já votou na primeira votação. Nós discutimos seguidamente a votação dessa matéria. Ela deveria estar como primeiro ponto de uma pauta como a de hoje. É votação em segundo turno. Essa votação tem sido protelada. Portanto, a minha opinião é que deveríamos votar primeiro a PEC dos Jornalistas”, defendeu Inácio.

Inácio Arruda destacou ainda, após a aprovação em 2º turno pelo Senado, que será necessária articulação para que o texto da matéria permaneça inalterado quando for encaminhado à apreciação, também em dois turnos, na Câmara dos Deputados. “Continuaremos a apoiar a proposta na Câmara dos Deputados e a bancada do PCdoB naquela casa também se envolverá para que consigamos aprovar a PEC em defesa dos Jornalistas”, disse.

Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)