Inácio Arruda comemora êxito de esforço concentrado no Senado

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) comemorou, nesta quarta-feira (8), o trabalho dos senadores durante o esforço concentrado. O senador apontou a aprovação de propostas importantes, como a da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que concede autonomia administrativa e funcional às Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal e o projeto de lei que institui política de cotas em universidades federais.

Relator da PEC que restabelece a exigência de curso superior para jornalistas, também aprovada esta semana no Senado, Inácio Arruda sublinhou que seria a “manutenção de um abuso” não distinguir pela exigência do diploma uma das categorias mais importantes da vida brasileira, que tem a “responsabilidade de transformar fatos em informações justas e corretas para a sociedade”.

O senador também destacou a importância da aprovação de duas Medidas Provisórias que estão ligadas ao plano Brasil Maior e tem como objetivo promover um avanço na economia. E registrou também a comemoração dos seis anos da Lei Maria da Penha. O senador frisou a importância da consolidação da lei para “cessar no país a brutalidade que ainda enfrentamos no ataque às mulheres, especialmente o doméstico”.

Bom para o Nordeste

Inácio Arruda registrou ainda conquistas da Região Nordeste no âmbito econômico, entre elas, o incentivo à ampliação da produção de caju, da cera de carnaúba e a “alavancagem” do Banco do Nordeste. “Isso tem impacto em toda a região, mesmo porque o Banco do Nordeste atua do Nordeste até parte do Sudeste”, disse.

Inácio Arruda ressaltou ainda a importância de o Plenário ter aprovado a recondução de Magda Maria de Regina Chambriard para o cargo de diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), cujo mandato de quatro anos na agência reguladora termina em novembro. Ele elogiou Magda dizendo que ela foi funcionária da Petrobrás por 30 anos e por isso é especialista no setor.

O senador chamou a atenção para a importância de informação divulgada pela Petrobrás, na última quinta-feira (2), sobre a ocorrência de petróleo em águas profundas na bacia Ceará, que vai de Fortaleza até São Luis do Maranhão.

“A notícia traz otimismo ao nosso estado para aqueles que governam e para o povo cearense, que vê na perspectiva da maior quantidade de petróleo uma alavanca para o desenvolvimento”, afirmou.

Da redação em Brasília
Com Agência Senado