Itália premia Chávez por ter reduzido desigualdade na Venezuela

Nesta terça-feira (7) o presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi agraciado com o prêmio Internacional de Cultura Re Manfredi da Itália. A premiação foi concedida devido ao seu trabalho em favor da igualdade e economia social.

Chávez

O Prêmio Internacional foi concedido por uma fundação de voluntariado popular nascida em 1992 e que conta com patrocinadores e colaboradores como a Região de Puglia, da Província e da Câmara de Comércio Foggia e da cidade Mafredonia.

A distinção foi recebida pelo embaixador venezuelano na Itália, Isaías Rodríguez, em nome do presidente. O diplomata destacou que “Chávez está construindo alegria para seu povo, que é um povo que luta de maneira distinta com um presidente progressista”.

O governo venezuelano desenvolve um conjunto de programas sociais, educativos, de saúde, esportivos, trabalhistas e culturais que contribuem para elevar a qualidade de vida da população mais vulnerável, excluída historicamente, estabelecendo parâmetros de igualdade e desenvolvimento, explicou uma nota do Ministério de Relações Exteriores.

A nota ressalta que o governo conseguiu baixar os níveis de pobreza extrema, e são reconhecidas por organismos internacionais como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Em seu último informe essa instituição colocou a Venezuela entre os países com maior desenvolvimento social, com o qual cumpre parte dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio da ONU.

Com agências internacionais