Confiança dos consumidores chineses melhora em julho

Os consumidores chineses, especialmente os portadores de cartões bancários, estão um pouco mais confiantes no consumo em julho, quando a inflação chegou ao nível mais baixo desde fevereiro de 2010, segundo um índice divulgado nesta quinta-feira (9).

O Índice de Confiança dos Consumidores de Cartões Bancários da China (BCCI, na sigla em inglês), compilado pela Agência de Notícias Xinhua e pela China UnionPay, uma associação nacional de cartões bancários, ficou em 86,71 pontos em julho, um aumento anual de 0,6 ponto.

O índice registrou uma alta de 0,04 ponto em termos mensais, revelaram as organizações no relatório.

O relatório atribuiu a melhora da confiança à queda dos preços de produtos agrícolas, a um maior número de atividades turísticas e aos subsídios do país para estimular a venda de eletrodomésticos e automóveis em áreas rurais.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), principal indicador da inflação da China, cresceu 1,8% em julho em termos anuais, representando o ritmo mais lento desde fevereiro de 2010, informou hoje o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

As vendas varejistas da China subiram 13,1% anualmente em julho para chegar a 1,63 trilhão de yuans (cerca de US$ 257,15 bilhões), o ritmo mais lento desde fevereiro do ano passado, segundo o DNE.

Segundo o relatório, a melhora da situação de liquidação e medidas contínuas de estímulo do consumo elevarão ainda mais a confiança dos chineses portadores de cartões bancários.

Fonte: Rádio Internacional da China