China criará mega produtora de terras raras

Uma proposta de formar uma mega produtora de terra rara foi submetida ao Conselho de Estado, o gabinete da China, e é muito possível que seja aprovada logo, anunciou nesta quinta-feira um importante produtor do recurso nacional.

O estabelecimento da companhia China North Rare Earths (Group) Hi-tech CO. será liderado pelo maior produtor de terra rara na China, a companhia Baotou Steel Rare-Earth (Group) Hi-Tech CO. (REHT), com sede na Mongólia Interior, cuja produção do recurso representa mais de metade do total mundial, afirmou o gerente-geral da REHT, Zhang Zhong, em uma importante conferência anual do setor.

Para criar o conglomerado, a REHT fará equipe com os principais produtores de terra rara nas províncias de Gansu, Sichuan e Shandong, com o fim de integrar os recursos de terra rara leve na região norte do país.

O grupo proposto também participará ativamente da reestruturação das empresas de terra rara nas províncias no sul do país que são conhecidas por sua forte produção do recurso, indicou Zhang.

Os preços das ações da REHT cresceram 0,29% na quinta-feira para fechar em 41,51 yuans (US$ 6,55) na Bolsa de Valores de Shanghai.

A China planeja encorajar duas ou três grandes companhias de terra rara para consolidar as companhias no setor, assinalou em março o ministro da Indústria e Informatização, Miao Wei.

Maior produtor de metais de terra rara do mundo, a China atende mais de 90% da demanda global dos metais, embora suas reservas representem só 23% do total mundial.

Fonte: Rádio Internacional da China