SAE: a defesa nacional precisa de investimentos
O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, disse ontem (8) ser preciso sensibilizar a sociedade para a importância dos investimentos em defesa. “Ainda há um afastamento enorme da sociedade, por razões das mais diversas", disse durante o 6º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa.
Publicado 09/08/2012 14:43

Citando pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), o ministro destacou que a população não tem ideia clara do papel que deve ser desempenhado pelos órgãos militares. “A percepção da sociedade em relação às Forças Armadas está muito mais relacionada à questão de segurança do que à questão da defesa. Ela sente mais a presença das Forças Armadas no dia a dia tratando e presente na manutenção da segurança do que na defesa”.
Franco defendeu que as universidades e instituições de pesquisa ajudem a informar sobre a função e relevância das Forças Armadas. “A academia tem papel primordial, porque ela vai aprofundando os seus estudos, permitindo que as pessoas passem a compreender qual a importância da defesa no seu cotidiano, no seu futuro, dos seus filhos e netos”, disse.
Segundo o ministro, o processo de desenvolvimento pelo qual o país passa pode torná-lo alvo de ameaças. “Estamos fadados a nos transformar em um polo extremamente importante, com protagonismo crescente no mundo. Resta ter a consciência de que esse fato gera ameaças que certamente podem afetar o tipo de vida, valores e aspirações da sociedade”.
Fonte: Agência Brasil