Vendas no varejo da China subiram 13,1% em julho

As vendas no varejo da China subiram 13,1% anualmente em julho, menor taxa em comparação com os 13,7% de junho, disse nesta quinta-feira o Departamento Nacional de Estatísticas. Ajustado pela inflação, o índice ficou em 12,2%.

A queda correspondeu às expectativas do mercado e o crescimento será mais lento no terceiro trimestre se não houver políticas de estímulo, analisou Zhao Ping, funcionário do Ministério do Comércio.

De janeiro a julho, as vendas varejistas da China cresceram 14,2% para 11,45 trilhões de iuanes (US$ 1,82 trilhão). A cifra foi de 11,3% depois do ajuste.

Em julho, as vendas em áreas urbanas subiram 13,1% para 1,42 trilhão de iuanes, enquanto as em zonas rurais registraram uma alta de 13,6% para 216 bilhões de iuanes.

O crescimento da economia chinesa desacelerou para 7,6% no segundo trimestre, a taxa mais baixa desde o terceiro trimestre de 2009 devido às exportações inativas, um mercado de imóveis menos dinâmico e menos investimento em ativos fixos.

O crescimento econômico fraco afetou a vontade de consumo a curto prazo, mas na perspectiva de longo prazo, o consumo será restaurado com a aceleração da urbanização da China, explicou Zhao Lin, economista da UBS.

A inflação de consumo do país em julho caiu para 1,8%, o nível mais baixo em dois anos e meio, à medida que o governo liberou mais créditos para incitar a economia.

Fonte: Rádio Internacional da China