Desidratação: PI registra 20% de umidade do ar
O Estado é o primeiro em número de queimadas no Nordeste.
Publicado 10/08/2012 12:02 | Editado 04/03/2020 16:59
Os principais fatores que contribuem para esse alto índice são as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar.
Hoje (10), Teresina registra máxima de 36º e a umidade relativa do ar deve ser de 20% em média. Com esse baixo índice, o médico Gilberto Albuquerque alerta a população para exposição ao sol e os perigos da prática da atividade física.
Segundo o médico, a prática de exercícios físicos deve ser observada por conta do perigo de desidratação. "Exposição aos exercícios faz a pessoa perder muito líquido, gerando desidratação, ressecamento de mucosas, formação de pregas na pele, a pele dos pés começa a rachar, defesas da imunidade ficam afetadas e há precipitação dos cálculos renais. Exercício é necessário. Mas precisamos ir recompensando o organismo a medida que vamos exigindo dele, repondo esse líquido. É importante não beber muita água de uma vez, em pequenas quantidades e em intervalos de tempo pequenos", disse o médico.
O educador físico Fábio Mota afirma que os exercícios devem ser praticados no início da manhã ou no final da tarde. Nas academias a preocupação com a ingestão de líquidos deve ser a mesma, já que a maioria possui sistema de ar refrigerado, o que resseca ainda mais o ambiente.
Do www.cidadeverde.com