Presidente sul-coreano visita Ilha Dokdo para declarar soberania

O presidente sul-coreano, Lee Myeong-Bak, visitou nesta sexta-feira (10) à tarde a Ilha Dokdo, local em divergência territorial com o Japão. O objetivo é demonstrar a soberania sul-coreana sobre a ilha. No entanto, o Japão manifestou protesto.

A visita foi anunciada por um oficial de alto nível do palácio presidencial. Lee se tornou assim o primeiro presidente sul-coreano a visitar a Ilha .

O premiê japonês Yoshihiko Noda declarou que o governo japonês protesta veementemente contra a visita do presidente sul-coreano Lee Myeong-Bak à ilha Dokdo. Ele assinalou ainda que ficou decepcionado com a atitude e que o governo japonês terá que tomar medidas rigorosas para lidar com a situação.

O ministro japonês das Relações Exteriores, Koichiro Genba, convocou o embaixador sul-coreano no país, Shin Kak-Soo, para protestar contra a visita. Koichiro afirmou que a Ilha Take, nome japonês, faz parte do território do Japão ao longo da história. Ele também chamou de volta ao país o embaixador japonês na Coreia.

Já a opinião pública da Coreia do Sul comentou que Lee escolheu o dia da Independência do país para visitar a ilha para afirmar sua imagem, alem de reforçar a soberania sobre o território. Ao mesmo tempo, ele quer dissipar a influência negativa do Acordo de Troca de Inteligência assinado secretamente entre Coreia do Sul e o Japão.

Fonte: Rádio Internacional da China