Rodrigo Ismael renova disputa majoritária em Campos do Jordão
Aos 38 anos, o comunista Rodrigo Ismael traz a carreira política no DNA. Filho de João Paulo Ismael, três vezes prefeito de Campos do Jordão, e de Maria Bernardete, que exerceu o cargo de vereadora pela cidade, ele inova nas propostas com destaque para a saúde, a educação e o incentivo ao turismo de Campos.
Publicado 10/08/2012 18:26 | Editado 04/03/2020 17:17

No próximo dia 16 de agosto, a população de Campos do Jordão poderá compartilhar algumas das propostas defendidas por Rodrigo, candidato a prefeito pelo PCdoB local. Acontecerá neste dia, com transmissão pela rádio Campos do Jordão Am, o primeiro debate entre os nove candidatos que disputam a prefeitura da cidade.
Apesar de ser a primeira vez que concorre a um cargo público, Rodrigo, que é engenheiro agrônomo, tem a experiência de ter sido no período de 2005 a 2007 o secretário de meio ambiente da prefeitura de Campos.
“O pessoal está renovando as esperanças no Rodrigo. Aliado a isso não há uma grande liderança política na gestão atual”, afirmou Paolilo Silva, da coordenação de campanha de Rodrigo. A atual prefeita, Ana Cristina Machado, do PPS, aparece com altos índices de rejeição e teve a candidatura à reeleição impugnada.
Saúde
O Programa Saúde da Família (PSF) é um dos alvos da plataforma política de Rodrigo Ismael. Segundo a coordenação de campanha, um dos compromissos é retomar os 14 núcleos do PSF e, a médio prazo, ampliar para 16. Na atual gestão funcionam apenas 5 núcleos com visitas mensais às famílias.
Paolilo lembrou que na gestão de João Paulo Ismael essas visitas aconteciam semanalmente e os 14 núcleos funcionavam integralmente. “A gestão do pronto socorro funcionava com 800 mil reais por mês quando João Paulo era prefeito agora o recurso é de 1 milhão e 600 mil por mês e a prestação de serviços piorou”, comparou.
Ainda na saúde, a plataforma de campanha de Rodrigo defende a criação de convênios médicos para todos os cerca de 50 mil habitantes da cidade. Para selecionar a empresa de saúde privada que prestaria esses serviços seria realizada uma licitação para implantação da proposta no segundo ano de mandato.
“O nosso sistema de saúde está com a capacidade esgotada. Essa é uma forma de atender a população e desafogar o sistema público de saúde”, justificou Paolilo. Segundo ele, a empresa vencedora da licitação também teria como contrapartida construir um hospital de base que inclua especialidades médicas, consultas, pequenas cirurgias e leitos para atender a população.
Outros destaques do programa de campanha de Rodrigo são a municipalização da saúde que atualmente é terceirizada e também a movimentação pela criação de uma nova Santa Casa na cidade. A atual Santa Casa de Campos do Jordão faliu e tem o prédio em ruínas.
“Como se trata do terceiro setor, a prefeitura não pode gerir mas estamos em conversa com parceiros, fundações que tem interesse em assumir esse desafio. A Santa Casa é uma referência para os cidadãos e Campos e não pode deixar de prestar os serviços”, lembrou Paolilo.
Oportunidades de trabalho
O turismo é o grande mantenedor de Campos do Jordão mas os números atuais apontam uma queda neste segmento. Paolilo afirmou que muitos comerciantes nas áreas de malharia, restaurantes, gastronomia e hotelaria tem reclamado de queda, de até 40%, no faturamento.
Paolilo apontou também falta de oportunidades no mercado de trabalho para os jovens de Campos e também baixa capacitação. Para combater esse problema, será criada uma agencia de desenvolvimento sócio-econômico e disponibilizados cerca de 15 cursos nas áreas de turismo, gastronomia e hotelaria.
De olho nas empresas situadas na região do Vale do Paraíba como Embraer, Petrobras, LG e GM, a agencia deverá oferecer capacitação também nas áreas de petroquímica, aeronáutica e construção civil.
“Muitas empresas buscam profissionais de outros países porque não encontram mão de obra qualificada aqui, portanto, o nosso objetivo é oferecer condições para que as pessoas se capacitem”, completou Paolilo.
O debate entre os candidatos a prefeitura de Campos do Jordão acontecerá no dia 16 de agosto, a partir das 20h. Para ouvir pela Rádio Campos do Jordão Am clique aqui.
De São Paulo, Railídia Carvalho