EUA e Turquia debatem planos para agredir a Síria

Os Estados Unidos e a Turquia estão articulando planos para uma Síria sem Bashar Al Assad, afirmou neste sábado em Istambul a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, apesar dos avanços do exército sírio em sua luta contra os bandos armados da oposição.

Em coletiva de imprensa com seu homólogo turco, Ahmet Davutoglu, Clinton indicou que Washington e Ancara consideram o plano de implementar medidas efetivas para uma chamada transição de regime, assim como dar outros passos para ajudar a oposição síria, enquanto se intensifica o conflito no país árabe.

A secretária de Estado do governo Obama evitou aprofundar sobre o tipo de ações que realizariam contra o governo de Assad, mas admitiu como alternativa plausível a possibilidade de declarar uma zona de exclusão aérea sobre o território que os mercenários controlam.

Este é um assunto sobre o qual devemos discutir todos os tipos de opções potenciais, mas não podemos tomar as decisões sem fazer uma análise intensa e uma planificação operacional, agregou Clinton.

Há mais de um ano a Síria sofre os efeitos de uma guerra sem quartel entre o governo e bandos terroristas da oposição armada financiada pelo Ocidente.

No momento, as reuniões se sucedem na Turquia, para analisar a crises no país árabe, depois que Damasco anunciou avanços de seu Exército na ofensiva desenvolvida na cidade de Alepo, como prelúdio de uma eventual derrota dos opositores e o retorno à normalidade nessa cidade.

Da Redação do Vermelho com Prensa Latina