Indígenas aceitam construção de estrada no Tipnis, diz Evo

O presidente boliviano Evo Morales anunciou, neste sábado (11) que 22 das 69 comunidades indígenas que vivem no Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis) já aceitaram a construção de uma estrada que partirá em duas essa reserva ecológica, enquanto continuam as ações de resistência de outros povos que rejeitam o projeto.

Morales explicou que em quase duas semanas de trabalho no Tipnis, as brigadas governamentais já consultaram 23 comunidades se estão de acordo ou não com o projeto viário que atravessará a reserva para unir a região central de Cochabamba com a amazônica de Beni.

"Das 23 comunidades consultadas, 22 dizem sim à estrada e uma a rejeita. Sinto que é a consciência do movimento indígena dentro do Tipnis", ressaltou o governante em um ato em Cochabamba.

Morales acrescentou que, se os indígenas autorizarem o projeto, será projetado "um caminho ecológico" para o lance que atravessar o Tipnis, que, segundo sua opinião, deveria ser "subterrâneo" para proteger a floresta e atrair turistas.

Enquanto isso, os indígenas que rejeitam a estrada e a consulta mantêm bloqueado o rio Isiboro, onde ergueram cercas de arame farpado para impedir a passagem das embarcações com as brigadas governamentais, relatou à Agência Efe por telefone o corregedor da comunidade Nova Galiléia, Benigno Noza.

Com agência Efe