Ministras elogiam decisão do STJ sobre estupro de menor

As Secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Direitos Humanos da (SDH) elogiaram a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), divulgada na última quinta-feira (9), de afirmar a presunção absoluta de violência em caso de estupro de menor de 14 anos.

“Entendemos que essa decisão do STJ reafirma um instrumento importante para garantir os direitos humanos das crianças, adolescentes e mulheres”, disseram as ministras Eleonora Menicucci, da SPM, e Maria do Rosário , da SDH.

Leia Também: Decisão do STJ sobre estupro é revoltante, afirma ministra

O STJ reconheceu que as ações que questionavam a violência presumida em estupro de menores de 14 anos foram apresentados fora do prazo legal. Assim, determinou a validade da decisão anterior e afirmou a presunção absoluta da violência.

E estabeleceu ainda o retorno do caso ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), para que julgasse a apelação observando a impossibilidade de afastamento da presunção de violência em razão de eventual consentimento do menor.

A decisão é referente ao caso do réu acusado de ter tido relações sexuais com três menores, todas de 12 anos, mas que as instâncias ordinárias da Justiça paulista o inocentaram com base em provas de que as meninas já se prostituíam.

A decisão se refere a julgamento no final de 2011, quando 3ª Seção fez prevalecer o entendimento pela relatividade da presunção de violência. Na ocasião, ao interpretar o artigo 224 do Código Penal — revogado em 2009, mas em vigor na época dos fatos —, a Seção definiu que a presunção de violência no crime de estupro quando a vítima é menor tem caráter relativo e pode ser afastada diante da realidade concreta.

Da redação em Brasília
Com agências